O Ibope divulgou nesta sexta-feira, 16 de setembro, a segunda pesquisa de intenção de voto para prefeito de Florianópolis. Foram entrevistados 805 eleitores entre os dias 12 e 15 de setembro.

Continua depois da publicidade

A pergunta feita para os entrevistados na pesquisa estimulada foi: se a eleição para prefeito de Florianópolis fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?

O candidato Gean Loureiro, do PMDB, tem 35%.

Angela Amin, do PP, aparece com 27%.

Elson, do PSOL, está com 13%.

Continua depois da publicidade

Angela Albino, do PCdoB, tem 6%.

Murilo Flores, do PSB, 4%.

Gabriela Santetti, do PSTU, 1%.

Maurício Leal, do PEN, 1%.

Brancos e nulos somam 7%.

Não sabe ou não responderam, 6%

Em relação ao levantamento anterior, divulgado em 26 de agosto, Gean subiu seis pontos percentuais e ultrapassou numericamente Angela Amin, que caiu seis pontos percentuais. A fotografia do momento indica que ambos disputariam o segundo turno.

Elson cresceu três pontos percentuais; Angela Albino, um ponto; e Murilo Flores, dois pontos. Gabriela Santetti e Maurício Leal repetiram o desempenho da primeira pesquisa.

Rejeição

O Ibope também perguntou em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum para a prefeitura de Florianópolis. Os eleitores puderam escolher mais de um candidato, por isso, a soma pode passar de 100 por cento.

Angela Amin, do PP, aparece com 33% de rejeição.

Angela Albino, do PCdoB, tem 26%

Gean Loureiro, do PMDB, 23%

Gabriela Santetti, do PSTU, 20%

Maurício Leal, do PEN, 19%

Murilo Flores, do PSB, 18%

Elson, do PSOL, tem 15%

Poderia votar em todos, 1%

Não sabem ou preferem não opinar, 12%

A pesquisa foi contratada pela RBS TV.

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Continua depois da publicidade

A pesquisa está registrada no TRE com o número 5.257/2016.

Esclarecimento

Não estão sendo divulgadas as simulações para o segundo turno da pesquisa de Florianópolis por causa de uma decisão em caráter liminar do juiz da 101ª zona eleitoral, Vitoraldo Bridi. Ele acatou um pedido feito pela coligação Unidade e Democracia e pela candidata Angela Albino, que contestaram o fato do Ibope não ter incluído nas simulações de segundo turno todos os candidatos, mas apenas os candidatos mais bem colocados na pesquisa divulgada em 26 de agosto. O Ibope informou que só simula cenários de segundo turno com candidatos que alcançaram 10% ou mais de intenção de voto no levantamento anterior, uma vez que a realização de cenários com todos os candidatos seria inviável.