O atual prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), saiu na frente na corrida das eleições 2020 e aparece com 44% das intenções de voto na primeira pesquisa eleitoral deste ano, feita pelo Ibope a pedido da NSC Comunicação. Gean está isolado na disputa conforme o cenário da pesquisa, seguido por um empate técnico no limite da margem de erro entre os candidatos Ângela Amin (Progressistas), Pedrão Silvestre (PL) e Elson Pereira (PSOL).
Continua depois da publicidade
> Eleições 2020: veja as propostas dos candidatos a prefeito de Florianópolis
A pesquisa foi feita entre os dias 3 e 5 de outubro e entrevistou 602 pessoas em Florianópolis. A margem de erro é de quatro pontos para mais ou para menos, e o índice de confiança da pesquisa é de 95%.
> Em site especial, saiba tudo sobre as eleições municipais 2020
> Análise do Upiara Boschi: Ibope dá a Gean um favoritismo difícil de reverter
Continua depois da publicidade
Na pesquisa estimulada, quando os entrevistados tiveram que responder em quem votariam na lista de candidatos confirmados para as eleições, Gean Loureiro teve 44% das respostas. Ângela Amin teve 15%, mas oscila entre 19% e 11% pela margem de erro. Pedrão Silvestre teve 9% e pode variar de 13% a 5%. Já Elson Pereira tem 7% e com a margem de erro pode oscilar entre 11% e 3%. Os três estão empatados tecnicamente porque podem registrar ao mesmo tempo 11% das intenções de voto, ao considerar o intervalo da margem de erro. Outros 20% dos entrevistados disseram que vão votar em branco ou ainda não definiram um candidato.
Ângela tem a maior rejeição
A pesquisa também perguntou aos entrevistados em qual candidato a pessoa não votaria de jeito nenhum. Com 32%, Ângela Amin teve a maior rejeição, seguida por Gean Loureiro (18%) e Pedrão (12%). Todos os outros candidatos tiveram entre 3% e 6% de rejeição, e outros 6% dos entrevistados disseram que poderiam votar em qualquer candidato.
> Saiba quem são os candidatos a prefeito em Florianópolis nas Eleições 2020
Pelo menos 24% não sabem ou preferiram não opinar quando questionados em quem não votariam de jeito nenhum.
Os entrevistados também responderam quem eles acreditam que irá vencer a eleição, independentemente da intenção de voto. Mais da metade (56%) disse que acredita que Gean Loureiro irá vencer o pleito. Ângela Amin teve 13% dos votos, seguida por um empate técnico entre todos os outros concorrentes. Outros 21% dos entrevistados não souberam responder.
Continua depois da publicidade
> Eleições 2020 em Santa Catarina: saiba tudo sobre a votação
FICHA TÉCNICA
Período avaliado: entre 3 e 5 de outubro de 2020
Amostra: 602 eleitores
Margem de erro: a máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos
Nível de confiança: 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Solicitante: pesquisa contratada por NSC Comunicação
Registro no TSE: sob o número 01561/2020