A avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro piorou no último mês em Florianópolis. Entre os entrevistados pela pesquisa do Ibope feita a pedido da NSC Comunicação, 53% consideram a administração de Bolsonaro ruim ou péssima. Na pesquisa anterior, divulgada no dia 5 de outubro, o número era de 47%.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre as eleições municipais 2020
O Ibope fez o levantamento entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, e entrevistou 602 pessoas em Florianópolis. A margem de erro é de quatro pontos para mais ou para menos, e o índice de confiança da pesquisa é de 95%.
A mesma pesquisa avaliou também as gestões do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), e do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM). Apenas 17% consideram o governo de Moisés bom ou ótimo, enquanto a gestão da prefeitura da Capital é aprovada por 66% dos entrevistados.
Continua depois da publicidade
Em relação ao governo federal, apenas 28% dos entrevistados consideram a gestão de Bolsonaro boa ou ótima. A avaliação do presidente é melhor entre os homens com mais de 55 anos de idade, e pior entre os jovens e as mulheres. Bolsonaro também é melhor avaliado entre as pessoas com renda acima de cinco salários mínimos, enquanto apenas 6% dos entrevistados com renda de até dois salários avalia o governo como ótimo.
A avaliação do governador afastado Carlos Moisés se manteve estável em Florianópolis. Na pesquisa feita com Moisés já fora do cargo temporariamente, 17% consideram a gestão boa ou ótima, enquanto o número era de 21% no levantamento anterior, o que representa uma variação dentro da margem de erro.
> O que esperar do governo Daniela e os próximos passos de Moisés no processo de impeachment
Diferentemente de Bolsonaro, a popularidade do governador varia menos entre homens e mulheres, mas a aprovação de Moisés é ligeiramente maior entre os entrevistados mais velhos, com mais de 45 anos.
Gestão de Gean na prefeitura é aprovada
O Ibope também perguntou aos entrevistados sobre a gestão do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), que desponta na pesquisa como candidato à reeleição ainda no primeiro turno.
Continua depois da publicidade
> Eleições 2020 em Santa Catarina: saiba tudo sobre a votação
Para 33% dos entrevistados, quem for eleito para a prefeitura de Florianópolis deve dar “total continuidade à administração atual”. Apenas 14% desejam uma mudança total da gestão municipal.
A gestão de Gean é considerada boa ou ótima por 66% dos entrevistados, um aumento de oito pontos percentuais em relação à pesquisa do mês passado. Apenas 7% avaliam a administração do prefeito como ruim ou péssima, em uma variação dentro da margem de erro na comparação anterior.
FICHA TÉCNICA
Período avaliado: entre 31 de outubro e 2 de novembro de 2020
Amostra: 602 eleitores
Margem de erro: a máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos
Nível de confiança: 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Continua depois da publicidade
Solicitante: pesquisa contratada por NSC Comunicação
Registro no TSE: sob o número 07120/2020