O número de famílias endividadas caiu 10,9% no último ano em Blumenau. A informação faz parte de uma pesquisa inédita feita na cidade pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) e Sindilojas.
Continua depois da publicidade
O raio-x do consumidor blumenauense foi apresentado na manhã desta terça-feira durante uma coletiva na Casa do Comércio.
Em janeiro do ano passado, 56.071 famílias declararam ter algum tipo de dívida. Já neste ano esse número caiu para 49.932. O mesmo ocorreu para as famílias com contas atrasadas. Enquanto 16.324 famílias declararam estar inadimplentes em janeiro de 2013, neste ano caiu para 6.317, o que representa uma queda anual de 61%.
No início de 2014, 57,7% da famílias declararam ter dívidas com o cartão de crédito. Em segundo lugar aparece o financiamento de carro (35%), seguido do cheque especial (16,4%).
Ainda segundo o estudo, o número das famílias que não têm condições de pagar as dívidas atrasadas também teve queda: passou de 6.054 em janeiro de 2013 para 2.369 neste ano.
Continua depois da publicidade
Para a Fecomércio, a capacidade de resposta das famílias da cidade a um novo impulso do crédito é positivo, trazendo possibilidades de uma retomada mais forte do consumo caso a oferta de crédito volte a crescer.