A segunda pesquisa Ipec para o governo de SC contratada pela NSC Comunicação e divulgada nesta terça-feira (20) simulou também cenários caso a eleição vá para o segundo turno no Estado. Foram analisados três possíveis cenários para a disputa com os candidatos que atingiram dois dígitos das intenções de voto na primeira pesquisa Ipec, divulgada em 23 de agosto.

Continua depois da publicidade

Foram testados os cenários com segundo turno formado por Moisés (Republicanos) e Jorginho Mello (PL); Moisés e Esperidião Amin (PP); e Jorginho Mello e Esperidião Amin.

Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total

​Receba notícias do DC via Telegram

Segundo turno entre Moisés e Jorginho

Neste cenário, Jorginho teria 42% das intenções de voto e o atual governador Moisés, 36%. No entanto, considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos eles estão tecnicamente empatados. Neste caso, o número de brancos e nulos seria de 12%.

Continua depois da publicidade

Segundo turno entre Moisés e Amin

Já no cenário que tem o atual governador Moisés contra o candidato Esperidião Amin no segundo turno, o resultado é novamente de empate técnico, considerando a margem de erro do levantamento, mas com vantagem numérica para Moisés. O governador tem 39% das intenções de voto nesta eventual disputa, contra 38% de Amin. Este cenário tem 14% de eleitores com intenção de votos brancos ou nulos e 10% dos entrevistados não sabem ou preferem não opinar. 

Segundo turno entre Amin e Jorginho

O terceiro cenário de segundo turno testado pela pesquisa Ipec contratada pela NSC é com uma disputa entre Esperidião Amin e Jorginho Mello. Neste caso, novamente o candidato do PL tem vantagem, e venceria a disputa sobre Amin por 42% contra 33%. O número de brancos ou nulos nesta possível disputa é de 14%.

A pesquisa foi feita entre os dias 17 e 19 de setembro e entrevistou 800 pessoas. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, e o índice de confiança da pesquisa é de 95%. O resultado é referente à pesquisa estimulada, quando os entrevistados respondem em quem votariam a partir da lista de candidatos.

Colunista da NSC analisam o resultado da pesquisa

FICHA TÉCNICA

Pesquisa Ipec — Inteligência em Pesquisa e Consultoria

Período avaliado: entre 17 e 19 de setembro de 2022

Amostra: 800 eleitores

Margem de erro: a máxima estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos

Nível de confiança: 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Continua depois da publicidade

Solicitante: pesquisa contratada por NSC Comunicação

Registro no TRE: sob o número SC-07903/2022

Registro no TSE: sob o número BR-07730/2022

Leia também

Partidos vencedores, viradas, quem mais concorreu: o panorama eleitoral de SC em 40 anos

Mapa mostra por onde passaram os candidatos ao governo de SC na campanha eleitoral

De memes a “novo look”: redes sociais viram arena de disputa pelo governo de SC

Os candidatos de SC que deveriam torcer para ter presidente eleito no 1º turno