A um ano das eleições municipais em Blumenau, pesquisa de intenção de voto encomendada pelo Grupo RBS ao Instituto Mapa mostra que nomes de PT, PSDB e PSD levam vantagem nas simulações da disputa pela prefeitura em 2012.

Continua depois da publicidade

>> Confira aqui o gráfico que mostra os dados levantados pela pesquisa do Instituto Mapa para as eleições em Blumenau <<

O levantamento, que incluiu nomes dos principais partidos, apontou que 64% dos eleitores estão pouco ou nada interessados nas eleições do ano que vem. O Mapa ouviu 602 pessoas entre 23 e 26 de setembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados ao entrevistado nomes de candidatos, quatro em cada cinco eleitores não souberam mencionar um nome a quem dariam seu voto. O vereador Napoleão Bernardes (PSDB), a deputada estadual Ana Paula Lima (PT) e o deputado estadual Jean Kuhlmann (PSD) foram os mais citados, empatados tecnicamente na casa dos 3%. Décio Lima (PT) tem 1,5%. Outros seis nomes foram citados, mas nenhum superou 1% na pesquisa.

Continua depois da publicidade

Na estimulada, quando o entrevistador apresenta nomes de possíveis candidatos, 84% manifestaram alguma preferência. No primeiro cenário, com 11 nomes, Ana Paula lidera com 25,9% das intenções de voto. Em segundo lugar, empatam tecnicamente Bernardes (14%) e Kuhlmann (13,8%). Jovino Cardoso Neto (DEM), Ivan Naatz (PDT) e Cézar Cim (PP) vêm em seguida. Votos brancos, nulos e indecisos somam 23,9%.

Na segunda simulação, com Décio Lima candidato do PT, o deputado federal aparece na liderança, com 21,6%. De novo há um empate técnico no segundo lugar entre Kuhlmann (14,5%) e Bernardes (14,1%). Na sequência vêm Jovino, Naatz e Cim. Neste cenário, 26% pretendem votar em branco, nulo ou estão indecisos.

No terceiro cenário, com Vanderlei de Oliveira disputando pelo PT, Kuhlmann (17,6%) e Bernardes (15,4%) empatam estatisticamente no primeiro lugar. Depois vêm Jovino (8,8%), Naatz (6,5%) e Cim (5,5%). Oliveira aparece com 3,2%. Brancos, nulos e indecisos sobem para 37,2%.

Continua depois da publicidade

Nos outros quatro cenários, os candidatos do PT, PSDB e PSD aparecem nas três primeiras posições. Em todos, quando o candidato do PMDB é Rufinus Seibt, o partido obteve cerca de 2% das intenções de voto. Nos cenários em que foi incluído, Renato Vianna (PMDB) não atingiu 1%. Nas simulações feitas pelo Mapa, os nomes de PC do B, PR, PV e PSOL também tiveram 2% ou menos.