Os catarinenses devem apostar no vestuário como presente-chave para agradar os namorados no próximo dia 12. Uma pesquisa da Fecomércio-SC aponta que 45,2% dos entrevistados em sete cidades do Estado irão às compras em lojas de roupas, não sem antes fazer uma boa pesquisa de preço.

Continua depois da publicidade

Na terceira principal data para o comércio no ano, os namorados pretendem gastar, em média, R$ 151 na compra dos presentes no Estado, um aumento de R$ 20,21 em relação ao ano passado. Florianópolis é o município onde os namorados planejam desembolsar mais: R$ 50 acima da média estadual. Além das roupas, cosméticos, calçados e bolsas estão na lista dos presentes prediletos.

Segundo o economista da Fecomércio Maurício Mulinari, o incremento no valor da compra reflete uma maior tranquilidade financeira dos consumidores em 2013, mas também uma programação para gastar mais em datas comemorativas.

– Apesar de preferirem pagar à vista, e na prática muitos acabarem usando o crédito, os gastos são feitos sempre de forma segura. A pesquisa identificou uma maturidade maior dos catarinenses em relação às compras – observou Mulinari.

Continua depois da publicidade

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Sérgio Medeiros, destaca que as peças de vestuário, o item mais visado pelos namorados, sofreram um aumento de, em média, 7% em relação a 2012, resultado da inflação e de reajustes do setor neste ano.

Expectativa do comércio é de vender 4,5% mais

O aumento, contudo, não deve chegar ao consumidor.

– A promoção sempre é um estímulo à compra e um diferencial para chamar o cliente. Enquanto as lojas de rua são tradicionais e as preferidas dos consumidores, os shoppings apostam nas campanhas para compensar a visão que se tem deles terem produtos mais caros – diz Medeiros.

Mesmo que os namorados estejam dispostos a gastar mais com o presente, a expectativa dos lojistas não é tão positiva quanto a do ano passado. A FCDL espera um crescimento de 4,5% no Dia dos Namorados, 0,8% menos do que em 2012. Porém, para o presidente da entidade, o comportamento dos consumidores mudou em 2013 e favorece SC.

Continua depois da publicidade

– Eles vão gastar mais porque o produto está mais caro. Mas pelos números, temos visto que em 2012 era nítido um maior consumo nas datas comemorativas e, neste ano, o crescimento do comércio durante o mês acompanha com tranquilidade datas como Páscoa e Dia das Mães.

Confira as campanhas em SC

GRANDE FLORIANÓPOLIS

– Beiramar: A cada R$ 200 em compras o cliente ganha dois cupons para participar do sorteio de 18 vale-compras de R$ 5 mil. Sorteios nos dias 31 de maio, 7 e 14 de junho.

– Continente Park Shopping: Os namorados devem postar uma foto no Instagram com a hashtag #estarjuntoscontinenteparkshopping. As 15 fotos mais curtidas ganharão pares de ingressos para o Cinépolis. Os clientes também podem ganhar o kit “Sempre Juntos”*.

Continua depois da publicidade

– Floripa Shopping: A cada R$ 200 em compras o cliente ganha dois cupons para concorrer a duas viagens para Cancún com acompanhante. A campanha vai até o dia 12 de junho e o sorteio dos vencedores será no dia seguinte.

– Shopping Ideal: A cada R$ 60 em compras mais R$ 12 o cliente leva para casa dois colares com pingente de coração banhados a ouro. A campanha vai até o dia 15 de junho.

– Iguatemi: A cada R$ 200 em compras o cliente tem direito a um cupom para concorrer a um jantar na Mansão Styllus, em Florianópolis. No dia 11 de junho serão sorteados os 20 casais ganhadores da promoção.

Continua depois da publicidade

– Itaguaçu: Os autores das 12 melhores respostas à pergunta “Por que o Amor Não Tem Idade?” ganharão pacotes de final de semana no Costão do Santinho Resort com direito a acompanhante. As respostas devem ser entregues até o dia 12 de junho.

– ViaCatarina: O autor da melhor resposta à pergunta “Se o seu namoro fosse um filme, que nome teria?” ganha um cartão vip que dá direito a seis meses de cinema grátis na Arcoplex em sala 2D ou 3D, com entrada de acompanhante. O concurso é realizado pela fanpage do shopping e está aberto até o dia 12 de junho.

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

– Atlântico: Os autores das três melhores respostas à pergunta “Como você vai dar um up no seu namoro este ano?” vão ganhar uma hospedagem de final de semana no Infinity Blue Resort e Spa, além de um par de alianças de ouro da Italian Joias. O concurso vai até o dia 12 de junho.

Continua depois da publicidade

– Balneário Camboriú Shopping: O casal deve postar uma foto no Instagram com a hashtag #estarjuntosbalnearioshopping. O autor da foto mais curtida leva três pares de ingressos para o cinema e o kit “Sempre Juntos”*. No Twitter, quem postar a foto com hashtag concorre a dois pares de ingresso com o kit em sorteio do shopping.

BLUMENAU

– Blumenau Norte e Neumarkt Shopping: O casal de namorados deve postar uma foto criativa com a hashtag #estarjuntosnorteshopping e seguir o @norteshopping no Twitter antes do dia 12. Os 10 casais com as fotos mais curtidas levam um par de ingressos para o cinema e um kit “Sempre Juntos”*. No caso do Neumarkt, a promoção é a mesma, mas a hashtag é a #estarjuntosneumarkt.

– Shopping Park Europeu: A cada R$ 200 em compras, o cliente recebe dois cupons para concorrer a 20 aparelhos iPhone 5, sendo dois aparelhos por pessoa – um para o premiado e outro para o namorado. A promoção é válida até 12 de junho e os vencedores serão conhecidos no dia 13.

Continua depois da publicidade

CHAPECÓ

Pátio Chapecó: O autor da melhor foto com o(a) namorado(a) ganha uma viagem para Buenos Aires com direito a acompanhante. A campanha vai até o dia 11 de junho.

CRICIÚMA

Criciúma Shopping: Uma equipe tira foto de casais para colocá-las na fanpage do shopping. As 20 tirinhas de fotos mais curtidas no Facebook passarão por um júri. O prêmio é um Cruzeiro para Búzios e Ilhabela de 4 noites com tudo pago. Concurso até o dia 12.

– Shopping Della: A cada R$ 300 em compras o consumidor recebe um kit com dois copos. A promoção é válida até o dia 12 ou até quando durar o estoque de 2 mil kits.

Continua depois da publicidade

JOINVILLE

Joinville Garten Shopping: Os casais devem postar suas fotos no Garten com a hashtag #estarjuntosgartenshopping. As imagens mais “curtidas” no Facebook e Instagram do shopping vão ganhar pares de ingressos para o cinema e kits “Sempre Juntos”*

– Mueller: A cada R$ 250 em compras os clientes ganham dois cappuccinos, uma fatia de torta holandesa e um croissant (enquanto durarem os estoques).

TUBARÃO

Farol Shopping: Os autores das cinco melhores respostas à pergunta “O que é curtir juntinho?”, respondida em vídeo, serão premiados com dois iPods Shuffle. O prazo é dia 12 de junho.

Continua depois da publicidade

* Balde para pipoca e dois copos personalizados pelo artista plástico Luciano Martins. Além da campanha nas redes sociais, todos os clientes dos shoppings Balneário Shopping, Garten Shopping, Norte Shopping e Neumarkt podem obter o kit quando comprarem R$ 200 nas lojas. No Continente Park, o valor é de R$ 150.