Uma pesquisa divulgada este mês pelo Skyscanner, buscador online de passagens aéreas, revela que o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, de Navegantes, é o terminal com maior aumento na busca por passagens entre os turistas brasileiros. Em 2012, o crescimento foi de 492% em relação ao ano anterior, superando os índices de Porto Seguro, na Bahia, e da capital japonesa Tóquio. Santa Catarina ainda tem o Aeroporto Hercílio Luz, de Florianópolis, entre os primeiros da lista, ocupando a quarta colocação.

Continua depois da publicidade

As análises do buscador apontam apenas as buscas pelos destinos, não sendo possível estimar o real número de reservas ou compras de assentos. As estatísticas incluindo as cidade brasileiras começaram a ser calculadas em 2010, e desde então, o aumento de 2012 é o mais significativo em Navegantes. Diretor-geral do buscador no país, Mateus Rocha considera que o resultado reflete o interesse principalmente por Balneário Camboriú, uma das principais regiões turísticas do Brasil.

_ Navegantes tem se apresentado como uma ótima opção de acesso para quem deseja veranear no Litoral catarinense. E os próprios moradores da Grande Florianópolis veem nesse aeroporto uma alternativa mais rápida que o Hercílio Luz _ pondera.

Buscador

O Skyscanner foi criado em 2003 para comparar passagens aéreas de diversos países do mundo. Hoje o projeto reúne quase todas as companhias aéreas em atividade e o sistema está disponível em 27 idiomas. Os usuários pesquisam gratuitamente no site skyscanner.com.br e são direcionados diretamente aos fornecedores para fazer reservas sem adição de taxas ou comissão. O serviço também inclui buscas por hotéis e aluguel de carros. A sede da empresa é em Edimburgo, na Escócia, e há escritórios em Cingapura e Pequim. Além disso, o Sky planeja expansão para as Américas em breve.

Continua depois da publicidade

Turismo aponta dificuldades

Se em procura por passagens o aumento é grande, de quase 500%, o mesmo não ocorre na quantidade real de pessoas viajando. Conforme dados divulgados pela Infraero o Aeroporto de Navegantes fechou 2012 com aproximadamente 10% a mais de passageiros do que em 2011. Para representantes do trade turístico do Litoral, a região perde muito com a ausência de mais voos e de preços menores no terminal. Com isso, de acordo com o Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Sindisol) de Balneário Camboriú, a maioria dos turistas que chega ao município vem pelo Aeroporto de Florianópolis.

_ Só 20% dos nossos visitantes chega pelo aeroporto de Navegantes. O restante vem da Capital, e isso também dificulta o trânsito na região. Muitos turistas deixam de vir _ destaca a diretora do Sindisol, Dirce Fistaroll.