Falta de água e energia foi a grande vilã da temporada nas cidades de Florianópolis e Balneário Camboriú. Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) divulgada nesta sexta-feira reforça isso. Conforme levantamento, 72,7% dos empresários de pousadas de Florianópolis registraram check-out antecipado por falta de água e energia. Nos hotéis, o número foi de 27,3%. Em Balneário Camboriú, 38,9% dos hotéis tiveram check-out antecipado.
Continua depois da publicidade
A pesquisa mostrou ainda que 52,6% dos empresários do setor de hotéis, bares e restaurantes de Florianópolis apontam a falta de energia como principal vilã da temporada de verão. A falta de água foi apontada por 47,7% dos entrevistados. Em 2013, esses números eram de 29,9% e 43,8%, respectivamente.
Em Balneário Camboriú o cenário não foi diferente: 44,3% dos entrevistados consideram a falta de energia a principal vilã, já a de água, 52,2%. No ano anterior, 35% apontaram a falta de água e 15,3%, a de energia.
Para combater o problema de falta de água, 69% dos empresários do setor em Florianópolis tiveram que fazer investimentos. O valor médio foi de R$ 10 mil. Para suprir a falta de energia, 35% dos entrevistados fizeram investimentos. Neste caso, o desembolso médio ficou em R$ 21,4 mil.
A pesquisa da Fecomércio SC foi realizada entre os dias 14 e 17 de janeiro de 2014. Foram entrevistados 340 empresários do setor de hotéis, bares e restaurantes no Norte da Ilha de Florianópolis, e da Praia Central, em Balneário Camboriú. A margem de erro é de 5%.
Continua depois da publicidade