No Dia dos Namorados deste ano, os catarinenses irão economizar com os presentes em relação ao ano anterior. Segundo uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a intenção de gastos dos consumidores de Santa Catarina com os presentes em 2024 é 13,2% menor do que em 2023, considerando a inflação acumulada. A média de intenção de gastos foi de R$ 178.

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Segundo a Fecomércio, esse cenário não condiz com os resultados recentes da conjuntura econômica catarinense. Isso porque o Estado registrou saldo de empregos positivo e aumento do volume de vendas e de serviços. “A menor intenção de gasto mostra, portanto, que os consumidores estão mais cautelosos em relação aos seus gastos”, diz o relatório.

Intenção de gastos Dia dos Namorados (2)
Intenção de gastos Dia dos Namorados (Foto: Divulgação, Fecomércio)

Homens planejam gastar mais do que mulheres

Ainda de acordo com a pesquisa, há uma diferença na intenção de gastos entre homens e mulheres. Em média, os homens planejam gastar R$ 188, enquanto as mulheres pretendem gastar R$ 148. Além disso, há uma variação significativa entre casados e solteiros. Entre os casais que estão na fase do namoro, a intenção de gasto é de R$ 148, enquanto entre os casados, é de R$ 178.

Tipos de presentes

A Fecomércio também questionou qual seria o presente escolhido para dar para a pessoa amada. Grande parte dos casais presenteará produtos relacionados ao setor de vestuário (33,6%), seguido pelo setor de perfumes/cosméticos (22,1%) e de calçados/bolsas (15,6%). Esses são presentes tradicionais nesta data entre os consumidores. Entretanto, merece destaque que a opção por itens de vestuário caiu 10,9 p.p. em relação ao ano passado, com os consumidores passando a buscar outras opções de presentes.

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Tipo de presente (Foto: Divulgação, Fecomércio)

Um dado interessante para o setor de serviços é que, neste Dia dos Namorados, 41% dos consumidores pretendem levar seu parceiro para almoçar ou jantar em algum restaurante; 3,2% pretendem viajar; 3% irão a algum hotel ou motel; e 0,5% levará seu parceiro para algum salão de beleza ou SPA.

Há ainda o percentual de 9,4% dos entrevistados que ainda não sabem o que farão nesta data. Segundo a Fecomércio, esse número destaca uma grande oportunidade para o setor de serviços. “O setor pode atrair esses consumidores através das estratégias mencionadas neste relatório (veja abaixo), como o uso das redes sociais, a oferta de um atendimento de qualidade e descontos nos preços”, diz a federação.

Redes sociais é o principal meio de escolha dos presentes

O relatório destaca que os empresários devem investir em divulgação dos seus produtos nas redes sociais, visto que este é o principal meio utilizado pelos casais para escolherem os presentes. No Dia dos Namorados do ano passado, essa posição era ocupada por “vitrines e exposições de produtos”, mas em 2024, foi ultrapassada pelas mídias digitais.

A importância das redes sociais cresceu 3,6 p.p., enquanto a importância das vitrines para o consumidor caiu 29,8 p.p., representando 12,7% das respostas. A importância dos demais meios de divulgação melhorou neste ano. Destacam-se os “encartes e promoções”, cuja importância cresceu 6 p.p., totalizando 7,2% das respostas; e os “websites próprios ou lojas virtuais”, que aumentaram 3,8 p.p., totalizando 7,8% das respostas.

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Redes sociais é o meio de divulgação mais atrativo (Foto: Divulgação, Fecomércio)

Comércio decora as vitrines para o Dia dos Namorados

*Sob supervisão de Andréa da Luz

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