O nível de satisfação de quem visitou SC no Carnaval beira os 100%, mas os empresários do setor de turismo sabem que há muito para melhorar. Prova disso é que o faturamento da rede hoteleira diminuiu 6% em Laguna e as vendas do comércio caíram 6,8% em Joaçaba. Infraestrutura e opções de lazer são vistas como áreas carentes.
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O dados são da pesquisa de Carnaval realizada pela Fecomércio de SC, que serve como um termômetro da temporada de verão e será divulgada oficialmente nesta quarta. O vice-presidente de Turismo da entidade, Emilio Schramm, diz que a primeira condição para 2013 ser melhor é a economia do Brasil avançar no segundo semestre. Mas não adianta o país ir bem e o Estado não se preparar. Por isso, ele defende investimentos em infraestrutura nas quatro cidades pesquisadas: Florianópolis, São Francisco do Sul, Laguna e Joaçaba.
Todo o planejamento é para atrair as classes A e B. O presidente da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) em SC, Fábio Queiroz, cita outro problema: a falta de mão-de-obra qualificada. Mesmo com estes gargalos, Florianópolis conseguiu bom desempenho. O faturamento dos hotéis cresceu 7,51% e do comércio 9%.
Para o presidente da Santur, Valdir Walendowski, a diferença da Capital para as demais são as opções de lazer. A diversificação das atrações é o caminho para as outras cidades, afirma o presidente da FCDL de SC, Sérgio Medeiros.
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O vice-presidente da Fecomércio ressalta um dado curioso. As pessoas vão a Joaçaba e Laguna em busca mesmo da festa de Carnaval – a pesquisa mostra que 74% dos visitantes do Meio-Oeste viajam por causa do evento e, em Laguna, o índice é de 78%. Em Florianópolis, 14% vão atrás de folia, e, em São Francisco, 25%. Estas duas são mais procuradas por quem deseja sombra e água fresca.