O uso das redes sociais deixou de ser apenas um meio de aproximar amigos e familiares e agora é usada também para estudos e trabalho. É o que revela uma pesquisa realizada pela Eset América Latina, em que 51,4% dos usuários da região utilizam suas redes para fins corporativos.

Continua depois da publicidade

Embora comunicação com amigos e família (85,6%) e estudo (53,6%) serem as razões mais mencionadas de uso pelos usuários pesquisados, um pouco mais da metade (51,4%) compartilha dados corporativos e dizem que o uso para trabalho está como terceiro motivo mais importante, demonstrando que as empresas e os usuários também utilizam esses meios para desenvolver suas tarefas de trabalho diárias.

Diante da pergunta “que tipo de dados você compartilha em redes sociais?”, 49,1% afirmaram que compartilham informações de trabalho comparados a 55,3% que enviam informações pessoais e 53,4% que publicam notícias.

Existem muitas ameaças que podem atacar usuários de redes sociais, entre elas códigos maliciosos, phishing, scam (fraudes), publicações/posts maliciosos e identidade falsa, entre outros.

Dessa forma, 41,1% dos entrevistados confirmaram ter encontrado publicações suspeitas em suas contas.

Continua depois da publicidade

– Não necessariamente se trata de um ataque, mas é importante ter cuidado com publicações estranhas e evitar clicar nos links desconhecidos. Por exemplo, existe um malware como o Dorkbot que utiliza o chat de conversação do facebook para se propagar – completa André Goujon, especialista da empresa.