A pandemia causou um aumento dos hábitos culturais no ambiente virtual, pesquisa aponta que 57% da população passou a usar mais a rede, 36% mantiveram o padrão de acesso desde o início do isolamento social e 7% reduziram suas atividades virtuais. Música, filmes, séries e shows estão no topo na lista de consumo conforme apontou o estudo realizado pelo Datafolha e Itaú Cultural.

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O levantamento ouviu, por telefone, 1.521 indivíduos, de 16 a 65 anos, em todas as regiões do país, entre os dias 5 e 14 de setembro. O consumo de atividades culturais é maior entre aqueles que já consumiam serviços do setor nos últimos 12 meses antes da pandemia.

Sobre os hábitos de consumo cultural na web, dos que acessam a internet, 84% dizem ouvir música na rede, 73% declaram assistir filmes e séries e 60% dizem assistir shows no ambiente virtual. A leitura de livros digitais foi mencionada por 38% dos pesquisados, mesmo índice dos que mencionaram cursos livres como atividade realizada no período. Jogos eletrônicos foram apontados 34%, seguidos por webinars (32%), atividades infantis (28%), podcasts (26%), espetáculos de teatro (21%) e visitas a museus e exposições (17%). 5% não responderam.

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A pesquisa também questionou sobre o consumo de atividades online após a pandemia e 57% diz ter interesse em acompanhar programas ao vivo com a participação de artistas, pensadores criativos e outros convidados discutindo arte, problemáticas atuais e ideias. Vídeos pré-gravados com dicas para fazer ou produzir arte interessam a 48% dos entrevistados. Visitar exposições e museus online e acompanhar oficinas de criação para crianças é foco de interesse, em ambos os casos, de 47% das pessoas ouvidas.

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Outras atividades culturais que despertam o interesse dos usuários são assistir a vídeos gravados que ensinam a observar arte (41%) e aulas de dança gravadas (39%). Ainda, 37% dos entrevistados manifestaram interesse em participar de projetos artísticos guiados e ao vivo. Conversas gravadas sobre música com especialistas são objeto de busca de 32% deles e 28% pretendem acompanhar aulas de teatro gravadas. Somente 20% dos entrevistados disseram não ter interesse em nenhuma das atividades mencionadas.

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Impactos positivos na rotina

Para 58% dos entrevistados, o consumo de programação cultural na web provocou uma melhora no relacionamento com as outras pessoas da casa. O fenômeno foi especialmente impactante para os indivíduos entre 45 e 65 anos – segmento no qual o índice chegou a 66% – e para os indivíduos com menor escolaridade, estrato em que 65% declaram melhora no relacionamento doméstico. 

De acordo com a pesquisa, 54%, declararam que as atividades culturais na web ajudaram a diminuir a sensação de solidão e 45% apontaram redução do estresse e da ansiedade. Para 44% o consumo de cultura virtual na pandemia contribuiu para melhorar a qualidade de vida, com impactos na saúde mental e a convivência social. 

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