O mar estava para peixe na manhã desta quarta-feira (21). No primeiro dia do inverno 2023, pescadores comemoram a pesca de milhares de tainhas no litoral catarinense. Em um dos vídeos feitos, em uma praia de Bombinhas, enquanto os peixes saltavam na rede, homens vibravam ao puxar a armadilha para a areia (assista abaixo).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

A pesca artesanal da tainha começou em 1º de maio e segue até 31 de julho. No entanto, os trabalhadores estavam frustrados porque o frio – condição que faz a espécie migrar para o litoral catarinense – demorou a chegar e, sem o tempo adequado, a tainha não apareceu.

Com a previsão de temperaturas baixas pelos próximos dias, a “maré virou”. Nesta manhã, o perfil Informações da Pesca compartilhou no Instagram algumas gravações feitas em praias da Grande Florianópolis e Litoral Norte.

Todas têm as mesmas características: rede cheia, milhares de peixes pulando e pessoas contentes puxando a rede para fora do mar. No caso da Praia Retiro dos Padres, em Bombinhas, foram mais de 20 mil tainhas capturadas nesta manhã.

Continua depois da publicidade

Assista ao vídeo com a captura das tainhas

Leia mais:

Mais de 10 mil tainhas são capturadas e empolgam pescadores em Florianópolis