Pescadores do litoral catarinense já capturaram cerca de 980 toneladas de tainha desde o início de maio. A expectativa da Federação dos Pescadores de Santa Catarina (Fepesc) era de que a temporada terminasse com até 1,8 mil toneladas recolhidas na pesca artesanal.

Continua depois da publicidade

Mas, como a safra tem sido melhor do que o esperado, o presidente da Fepesc, Ivo da Silva, acredita que o balanço final pode chegar a 2 mil toneladas.

—Está sendo considerada uma das melhores safras dos últimos 20 anos — afirmou, em entrevista à RBS TV.

Na última quarta-feira, pescadores de Florianópolis recolheram 34 toneladas do peixe nas praias do Santinho e Lagoinha. No mesmo dia, pescadores artesanais de Bombinhas pegaram mais de 46 mil peixes.

Já na Praia de Taquaras, em Balneário Camboriú, os pescadores conseguiram capturar quase três mil tainhas na quinta-feira. A pesca artesanal da tainha com canoas de rede de arrasto teve início no dia 1º de maio em todo o litoral catarinense.

Continua depois da publicidade

No último dia 15 teve início a pesca artesanal para embarcações a motor com rede anilhada, mas muitos pescadores ainda não obtiveram a licença obrigatória para a atividade.