Três pescadores de Santa Catarina foram presos em um barco que transportava 560 quilos de cocaína próximo das Ilhas Canárias, na Espanha. A embarcação era de Guaratuba (PR), mas os tripulantes trabalhavam e moravam em Balneário Barra do Sul, no Norte de SC.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Além dos três catarinenses, outros três brasileiros e um francês estavam no barco pesqueiro “Mestre Doca I”, com 19 metros de comprimento. Todos eles foram presos pela Guarda Civil espanhola, em operação conjunta com a Polícia Nacional e a Vigilância Aduaneira.

As autoridades trocaram informações e identificaram que a embarcação da América do Sul era suspeita de tráfico de drogas.

Segundo a Guarda Civil da Espanha, o barco pesqueiro realizou manobras evasivas e começou a fugir assim que percebeu a presença dos agentes da Vigilância Aduaneira.

Continua depois da publicidade

No momento em que embarcaram no navio pesqueiro, as autoridades perceberam uma grande quantidade de malas geralmente usadas para o tráfico de cocaina. A droga foi encontrada na embarcação, que foi apreendida e transferida para o porto de Santa Cruz de Tenerife.

A Guarda Civil espanhola afirmou que, apesar da tempestade no momento da operação, foi possível evitar a transferência da cocaína para outras embarcações, o que teria dificultado a identificação da droga.

De acordo com a Guarda Civil, a região é conhecida como “rota atlântica da cocaína”, por ser usada por embarcações de pesca da América do Sul que transportam drogas pelo Atlântico até a Europa.

Leia também:

Briga entre irmãos termina em morte em Mafra

Prefeitura abre investigação para apurar falhas em processo seletivo em São Bento do Sul

Mãe de menina de 5 anos morta em acidente cria projeto para beneficiar crianças de SC