Quase um mês depois de começarem a pesca artesanal de tainha em alto mar, pescadores de Balneário Barra do Sul começaram a ter resultados melhores nesta quinta-feira após o frio se intensificar. Um grupo conseguiu pescar cerca de 1,5 tonelada, que segundo eles foi o maior volume capturado até o momento na região Norte de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

A pesca artesanal para os pescadores que puxam as redes para a praia começou em 1º de maio e para aqueles que pescam em alto mar teve início em 15 de maio. O pescador Willian da Cunha, de 33 anos, conta que havia conseguido capturar cerca de 500 quilos de tainha até esta quinta-feira, antes de pegar uma tonelada e meia.

— Foi a primeira vez em que tivemos uma grande assim aqui na região Norte nesta safra. Já tinham pegado mais na região de Bombinhas e Florianópolis. Acreditamos que daqui para frente vai começar a safra de verdade — explica.

Segundo Willian, a expectativa para a safra deste ano é de aproximadamente 15 toneladas. No ano passado, eles pescaram uma média de 5 a 6 toneladas, número abaixo das 10 toneladas de 2017. A estimativa agora é maior porque houve atraso no início da pesca industrial, que era para ter início em 1º de junho e teve os primeiros barcos começando a trabalhar apenas nesta quinta-feira na região.

Willian e os demais pescadores vão todos os dias para o mar em busca das tainhas. Saem logo cedo, por volta das 4 horas, e voltam apenas de noite em alguns dias. A rotina deve continuar até agosto, quando a safra ainda deve estar em alta.

Continua depois da publicidade

Pesca aconteceu na madrugada desta quinta-feira
Pesca aconteceu na madrugada desta quinta-feira (Foto: Willian da Cunha/Arquivo pessoal)