Um pescador de lagostas norte-americano quase foi engolido por uma baleia-jubarte nesta sexta-feira (11) – mas foi cuspido pelo animal, e sobreviveu com nada além de um joelho deslocado. Michael Packard, de 56 anos, contou a história à BBC.

Continua depois da publicidade

Packard estava trabalhando na costa da pequena cidade de Provincetown, Massachusetts, nos Estados Unidos, quando, ao mergulhar, foi acidentalmente abocanhado pela baleia: o pescador estima ter passado de 30 a 40 segundos dentro da boca do animal, e conseguiu continuar respirando por estar usando um tanque de oxigênio.

– Eu senti um impacto, e tudo ficou escuro – contou Packard, explicando que, a princípio, achou que estivesse sendo atacado por um tubarão; até perceber que não estava ferido e que “não havia dentes.” – Então eu percebi “meu Deus, eu estou na boca de uma baleia e ela está tentando me engolir. É isso, é assim que eu vou morrer.”

> Documentário Ciano acompanha expedição de pesquisa sobre as baleias jubartes

O pescador diz que pensou na mulher e nos seus dois filhos, que tem 12 e 15 anos de idade; quando de repente a baleia emergiu, sacudiu a cabeça e o cuspiu na água.

Continua depois da publicidade

– Eu mal podia acreditar – completou Packard. – Fiquei flutuando lá… Não acredito que estou aqui para contar [a história].

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Segundo especialistas em biologia marinha entrevistados pelo jornal local Cape Cod Times, uma baleia-jubarte engolir propositalmente um ser humano seria algo inédito: é mais provável que tudo não tenha passado de um acidente, uma vez que as baleias se alimentam abrindo bastante a boca e engolfando peixes e krill que estejam na água.

Michael Packard ainda brincou que não pretende trocar de profissão: ele trabalha pescando lagostas há mais de 40 anos.

Leia também:

> Pai confessa ter assassinado a filha de 5 anos estrangulada em Guaramirim

> Micro-ônibus cai de ribanceira no Morro da Igreja, em Urubici

> Pai encontra a filha morta dentro de casa em Indaial; suspeita é de estrangulamento