Um temporal com rajadas de vento e trovões tende a assustar quem está nas ruas e até mesmo dentro de casa, protegido do temporal. A situação, no entanto, pode ser ainda mais desesperadora àqueles que são surpreendidos pelo fenômeno em um local em que não há para onde correr ou se abrigar. Foi o que aconteceu com um pescador de Balneário Camboriú que, mesmo com 40 anos de experiência na área, se viu diante de uma chuva em alto-mar que não poupa nem veteranos ou os mais corajosos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Itajaí e região por WhatsApp
O susto chegou a ser registrado por Greique Pereira, que já trabalha com a pesca há quatro décadas e costuma navegar diariamente. Ele conta que era por volta das 21h desta terça-feira (9) quando o temporal surpreendeu em uma região ao leste de Itajaí, com fortes ventos e chuva intensa.
Na gravação feita por Greique, as imagens mostram a movimentação do barco por conta das ondas no mar e os “clarões” dos raios em curtos intervalos de tempo. À repórter Morgana Fernandes, da NSC TV, o pescador ainda revelou que, em momentos como esse, não há muito o que fazer.
— Só resta rezar para Deus e esperar o vento passar para continuar o trabalho — disse.
Continua depois da publicidade
Veja o vídeo
Na noite da tempestade, Greique saiu com outros colegas para pescar camarão. Quando se depararam com o temporal, no entanto, eles decidiram retornar pelo Porto de Itajaí e encerrar o serviço.
O pescador ressaltou à reportagem que, nesse dia, além do susto, ele também não conseguiu voltar para casa com nenhum peixe em mãos. A situação, no entanto, não desanima Greique, que já está pronto para encarar as adversidades do mar mais uma vez.
— E na próxima vai dar peixe, se Deus quiser — torce.

Chuvas intensas continuam em 2024?
Conforme noticiado pela repórter Bianca Bertoli, do NSC Total, o El Niño foi o fenômeno responsável pelas chuvas persistentes na primavera de 2023 e que continua atuando no clima de SC. A previsão da meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz, indica, no entanto, que ele deve deixar de interferir nas chuvas e influenciar nas temperaturas do Estado.
Isso significa que chuvas devem ficar dentro do volume esperado — ou até um pouco abaixo da média em regiões próximas ao Paraná durante este verão. As precipitações cairão conforme é comum para esta época: principalmente entre o fim de tarde e noite, de maneira rápida e em pontos isolados.
Continua depois da publicidade
O risco de eventos extremos também continua, principalmente em relação a temporais acompanhados de raios e ventania, como o fenômeno registrado pelo pescador de Balneário Camboriú na noite desta quarta (9).

*Sob supervisão de Augusto Ittner
Leia também
Assassino de mulher em Itajaí tem 17 anos e cometeu latrocínio, confirma polícia
Bebê de 13 dias engasgado é salvo em Blumenau por policial; veja vídeo