A comunidade de Balneário Barra do Sul amanheceu assustada nesta segunda-feira. A madrugada foi de intensas buscas na região da Boca da Barra, no Canal do Linguado. Quatro pescadores se afogaram ao voltar de uma pescaria, por volta de 19h30 de domingo.

Continua depois da publicidade

A suspeita é de que os tripulantes caíram quando a lancha bateu em uma pedra ou com a força de uma onda. O condutor da lancha, o pescador Daniel Machado, 56 anos, conhecido como Popeye, ainda não tinha sido encontrado até a noite de domingo. Os outros três foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros.

Os quatro amigos saíram de Barra do Sul por volta de meio dia de domingo para pescar na região de São Francisco do Sul.

– Eles estavam voltando e tinha muita cerração no começo da noite. Talvez não viram o que tinha pela frente. Acho que bateram em alguma boia ou pedra. Com a batida, os quatro foram lançados para fora da lancha, que não chegou a virar -, observou o mergulhador Helton Vicente Voltolini.

Continua depois da publicidade

Foi ele quem nadou por cerca de 300 metros até achar a lancha à deriva.

– Três pescadores estavam lá em estado de choque. Eles falaram que o Popeye se afastou e não foi mais encontrado.

Dois deles foram encaminhados para o pronto atendimento de Barra do Sul e outro, que estava com hipotermia, foi para o Hospital São José, em Joinville.

A ex-mulher do pescador desaparecido, Zenate Zacarias, 52, estava em estado de choque.

– Espero que ele esteja agarrado em uma pedra -, disse, em meio a orações.

O atual marido dela, Carlos Heinrich, 57, disse que Daniel Machado era um pescador experiente e excelente nadador.

Continua depois da publicidade

No local, havia muitos curiosos, moradores e candidatos. Um mutirão de pescadores saiu para fazer buscas, inclusive o filho de Daniel, Jean Machado. Os bombeiros fizeram plantão durante toda a madrugada.