Uma cena inusitada chamou a atenção de quem passava pela movimentada Praia Central de Balneário Camboriú nesta quarta-feira (12). Um grupo de pescadores capturou 10 toneladas de peixe bagre e vídeos que mostram a captura repercutem nas redes sociais. O aparecimento da espécie na beira do mar é considerado incomum, de acordo com um especialista ouvido pela reportagem.

Continua depois da publicidade

> Pesca de bagres em Balneário Camboriú é crime ambiental e pode render multa milionária

> Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

O professor Jules Soto, curador do Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), explica que o bagre é um peixe que vive em águas rasas e é típico da região Sul e Sudeste do Brasil. O local em que o cardume apareceu nesta terça-feira, porém, desperta curiosidade.

— É comum o aparecimento de grandes cardumes de bagre nessa época do ano, mas não na beira da praia, principalmente naquela região. O registro de 10 toneladas em praia é muito incomum — diz Soto.

Continua depois da publicidade

Ele conta que há registros fotográficos de pesca de bagre na região nas décadas de 1960 e 1970 na região de Balneário Camboriú. O peixe era consumido após a salga da carne, pois, segundo o professor, era considerado de qualidade inferior, “de segunda qualidade”.

Para Soto é difícil avaliar o que pode ter provocado a aparição dos peixes. Ele diz que o alargamento da praia pode ser um dos motivos, mas que não há como afirmar neste momento. Por se tratar de um caso isolado até agora, o Museu do Mar não fará investigação sobre o caso.

Veja o vídeo

Leia também

10 animais curiosos e estranhos do fundo do mar

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

Grupo de pinguins é solto em praia de Florianópolis; veja fotos