O governo federal aumentou as cotas para pesca da tainha na temporada 2024, e voltou a incluir a pesca industrial nos limites para a safra do pescado este ano. A portaria que define estes limites foi publicada em 1º de março.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A safra da tainha 2024 para pesca de cerco, ou traineira, vai de 1º de junho a 31 de julho. Já para o emalhe anilhado será de 5 de maio a 31 de julho, ou até atingirem a cota estabelecida.

Ao todo, serão 480 toneladas de cota na modalidade industrial de cerco, que poderá ter até oito embarcações para a safra 2024; e outras 586 toneladas para a pesca de emalhe anilhado artesanal. As embarcações credenciadas para pesca industrial devem ser divulgadas até 28 de maio.

Toda a tainha pescada será monitorada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. Além disso, o ministério vai conduzir, em Santa Catarina, de agosto de 2024 a abril de 2025, o monitoramento das capturas das embarcações de emalhe costeiro de superfície que não usam anilhas, nos períodos fora da temporada de pesca.

Continua depois da publicidade

Leia também

Pesca da tainha e os problemas ambientais: entenda por que portaria proíbe atividade em SC

Xis tainha: peixe manezinho vira fast food e faz sucesso em Florianópolis