Um levantamento apresentado pela Secretaria de Pesca e Aquicultura de Santa Catarina no ”Encontro Nacional de Gestores da Pesca e Aquicultura”, em Brasília, apontou prejuízo de mais de R$ 3 milhões a aquicultores e pescadores do Estado, causados pelas fortes chuvas de outubro.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Na oportunidade, o secretário de Pesca e Aquicultura de Santa Catarina, Tiago Bolan Frigo, apresentou um ofício ao Ministro da Pesca, André de Paula, solicitando a liberação de recursos para recuperação do setor prejudicado, que será avaliado pela pasta nacional.

Como um casal de SC ajudou a transformar reality da Netflix em fenômeno mundial

Secretário de Aquicultura e Pesca Tiago Frigo e Ministro da Pesca André de Paula, em Brasília (Foto: Divulgação, Secretaria de Aquicultura e Pesca de SC)
Secretário Tiago Frigo e Ministro da Pesca André de Paula, em Brasília (Foto: Divulgação, Secretaria de Aquicultura e Pesca de SC)

Segundo o secretário, o levantamento feito pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), mostrou que a chuva atingiu um grande número de estabelecimentos pesqueiros.

Continua depois da publicidade

— Com base no levantamento da Epagri, estima-se que cerca de 219 estabelecimentos aquícolas foram afetados e sofreram prejuízos estimados de R$ 3.399.407,04 — disse Tiago.

Impactos da chuva que prejudicaram o setor da pesca

Entre os impactos negativos para o setor, estão o transbordamento e rompimento de viveiros e açudes, que resultaram na perda da produção e em danos estruturais, grandes volumes de vazamento de água doce dos rios nas baías, que afetaram a produção de mexilhões e impediu a saída das embarcações de pesca para o alto mar.

Segundo o Ministério da Pesca, Santa Catarina é o maior produtor de ostras e mexilhões e quarto maior produtor de tilápia no Brasil, tendo destaque na produção de pesca artesanal e industrial, com 30% das embarcações pesqueiras do país.

Leia também

O que se sabe sobre a execução de pai e filhos em plena luz do dia em SC

O que é feito dos cabos removidos de postes pelos mutirões em Joinville