A pesca da tainha segue sob liminar da Justiça Federal, concedida na última sexta-feira, e atingiu a marca de 40 toneladas nesta quinta-feira. Somente na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, oito mil quilos do pescado foram capturados. Ingleses, Barra da Lagoa e Armação, além da Pinheira, em Palhoça, e Garopaba, contribuiram para fechar o dia com 12 toneladas de tainhas.

Continua depois da publicidade

::: No último final de semana foram 20 toneladas no Litoral do Estado

A informação é do presidente da Federação dos Pescadores de Santa Catarina, Ivo Silva, que concluiu a agenda em Brasília, onde estava desde o início da semana buscando apoio para que os pescadores possam capturar o peixe com rede anilhada até o final da safra, no dia 30 de julho.

Desde a terça-feira, Ivo já se encontrou com o ministro da Pesca, Eduardo Lopes, representantes da Confederação Nacional da Pesca e Conselho Nacional da Pesca E Grupo Técnico da Tainha. No Congresso, o catarinense foi recebido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves.

Continua depois da publicidade

– Temos apoio, mas ainda não avançou. Estamos contando com uma nota técnica que permita a pesca até o final da safra. Falta me reunir com o superintendente do Ibama em Santa Catarina, Américo Tunes, o que deve acontecer até a próxima segunda-feira – disse Ivo.