O Peru conseguiu segurar o 0 a 0 com a Colômbia, na fria tarde deste domingo em Temuco, e garantiu sua classificação às quartas de final da Copa América. Os colombianos, que também fecham a sua participação no Grupo C com quatro pontos, terão de torcer por um vencedor na partida de daqui a pouco entre Brasil e Venezuela para avançarem.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias sobre a Copa América em ZHEsportes
O Equador, que esperava por uma goleada neste confronto, está fora. A Colômbia não fez diante do Peru a mesma apresentação da última quarta-feira, contra o Brasil. Bem postado em campo, o time treinado por Ricardo Gareca conseguiu marcar bem o adversário e anulava qualquer possibilidade de desenvolvimento das jogadas colombianas.
Argentina fica devendo, mas vence a Jamaica e está classificada
Continua depois da publicidade
Cuadrado, James Rodríguez e Teo Gutiérrez não conseguiam evoluir e Falcao García, isolado, teve apenas uma chance de marcar ainda nos primeiros minutos. O arremate do atacante foi defendido por Gallese.
Após acidente, Manchester United desiste de contratar Vidal
Sem precisar ter pressa, o Peru jogava tranquilo. Aproveitava as falhas colombianas para chegar com perigo. Em sua melhor oportunidade no jogo, os peruanos só não marcaram graças à competência de Ospina. James Rodríguez saiu jogando errado, Juan Vargas dominou a bola e avançou em velocidade. O lateral fez bom passe para Joel Sánchez chegar batendo e exigir boa defesa do goleiro colombiano.
Peru foi aplicado taticamente
Vendo que sua seleção era pressionada, José Pekerman resolveu dar mais velocidade ao time. Tirou Falcao García, que a esta altura era pouco efetivo, e pôs o veloz Jackson Martínez. Em pouco tempo a Colômbia assustou. Em jogada envolvendo Teo Gutiérrez, James Rodríguez e o próprio Jackson, os colombianos quase tiraram o zero do placar.
Continua depois da publicidade
Uruguai empata com Paraguai e avança às quartas da Copa América
Gallese salvou a pele dos peruanos com duas boas defesas. Nos acréscimos Jackson teve mais uma oportunidade, mas não conseguiu fazer um bom chute e o goleiro defendeu sem dar rebote.
A boa aplicação tática do Peru foi recompensada. Pela sexta vez seguida a seleção andina se classifica para as quartas de final da Copa América. Caso haja um empate por dois ou mais gols entre Brasil e Venezuela, o Peru cairá para a terceira colocação e pegará a Argentina. Se ficar em segundo – caso haja um vencedor ou um empate por 0 a 0 ou 1 a 1 – terá pela frente a Bolívia.
FICHA TÉCNICA:
COLÔMBIA 0 X 0 PERU
Local: Germán Becker, em Temuco (CHI)
Data-hora: 21/6/2015
Árbitro: Néstor Pitana (ARG)
Auxiliares: Hernán Maidana (ARG) e Juan Pablo Belatti (ARG)
Cartões Amarelos: Zapata (COL), Carlos Sánchez (COL); Ballón (PER), Lobatón (PER), Farfán (PER)
Cartões Vermelhos: Não houve.
COLÔMBIA: Ospina, Arias, Zapata, Murillo e Armero (Ibarbo 11’/2ºT); Valencia (Mejía 23’/1ºT), Carlos Sánchez, Cuadrado e James Rodríguez; Teo Gutiérrez e Falcao García (Jackson Martínez 20’/2ºT) – Técnico: José Pekerman.
Continua depois da publicidade
PERU: Gallese, Advincula, Zambrano, Ascues e Juan Vargas; Lobatón, Ballón, Joel Sánchez (Hurtado 35’/2ºT) e Cueva (Yotún 45’/2ºT); Pizarro (Farfán 10’/2ºT) e Guerrero – Técnico: Ricardo Gareca.