A renúncia do papa Bento XVI, anunciada pelo próprio Pontífice na manhã desta segunda-feira, é um dos assuntos mais comentados nas redes sociais ao longo do dia. No Twitter, milhares de usuários e diversas pessoas famosas se pronunciaram sobre o tema, tanto em análises e comentários sérios quanto fazendo piada com a saída de cena do líder máximo da Igreja em pleno feriadão de Carnaval.

Continua depois da publicidade

O próprio Papa, entretanto, guardou silêncio no microblog. Até as 20h desta segunda-feira, a última postagem no Twitter oficial de Bento XVI (@Pontifex) havia sido feita no domingo: “We must trust in the mighty power of God’s mercy. We are all sinners, but His grace transforms us and makes us new.” (em tradução livre: “Precisamos confiar no poder da misericórdia de Deus. Somos todos pecadores, mas Sua Graça nos transforma e renova.”)

> Leia aqui matérias sobre a renúncia do Papa

> Veja galeria de fotos dos brasileiros que votarão no conclave

Continua depois da publicidade

No Brasil, desde cedo a renúncia do papa tem motivado centenas de postagens no Twitter. Confira alguns exemplos de tweets:

Do jornalista Jorge Pontual (@JorgePontual): “O Papa deu um belo exemplo, ninguém deve se eternizar no poder. Lição de humildade.”

Do escritor Marcelo Rubens Paiva (@marcelorubens): “Notícia mais lida do UOL: Vestido curtíssimo de Winits irrita namorado. A segunda: Papa Bento 16 renuncia. Inversão. Isso é carnaval!”

Do teólogo Leonardo Boff ( @LeonardoBoff ): “Bento XVI teve dois pesos e duas medidas.Tratava com luvas de pelica os reacionáriios seguidores de Lefebvre,nós da libertação a bastonadas.”

Continua depois da publicidade

Do deputado federal Sibá Machado: (@sibamachado13): “Mesmo que convidado Lula recusa substituir a Bento 16.”

Do escritor , cantor e compositor Padre Zezinho ( @padrezezinhoscj): “JESUS ERA INSUBSTITUÍVEL, MESMO, ASSIM PEDIU A PEDRO QUE CUIDASSE DO REBANHO. CHEGARA A HORA DE IR. O PAPA PODE FAZER O MESMO.”

Do senador Cristovam Buarque (@Sen_Cristovam): “Entre as lembranças de nosso tempo: eleição de dois papas não italianos e a renúncia de um deles.”

Do ator Eduardo Mendonça (@edumendas): “Vamos votar no nome do novo papa? Eu acho Clark I legal.”

Continua depois da publicidade

Do humorista Rafinha Bastos (@rafinhabastos): “Galera pegou tão pesado na baixaria neste carnaval q hj o Papa renunciou.”

Do senador Delcídio Amaral (@Delcidio): “A renúncia do Papa Bento XVI causou surpresa! Foi uma decisão de humildade e responsabilidade. Resta saber quem vem!”