Ziraldo teve criações icônicas (Foto: Fernando Frazão, Agência Brasil)
O desenhista, jornalista e escritor Ziraldo deixou um legado de luta, criações icônicas e personagens que marcam o imaginário dos brasileiros. De adultos a crianças, não há quem não conheça o Menino Maluquinho, garoto que vive com uma panela na cabeça; ou a Turma do Perequê, que narra as aventuras de um grupo inspirado no folclore brasileiro.
Ziraldo morreu neste sábado (6), aos 91 anos. Se foi dormindo, na casa onde morava no Rio de Janeiro. Suas criações, no entanto, seguem vivas.
Relembre alguns dos feitos de Ziraldo
Talvez a mais lembrada das criações de Ziraldo, o Menino Maluquinho nasceu em 1980. Já protagonizou história em quadrinhos, filmes e diversas séries de TV (Foto: Divulgação)
A Turma do Perequê foi criada na década de 1960, a primeira revista em quadrinhos brasileiras com um só autor. Os personagens são um Saci, um pequeno garoto indigena e animais do imaginário brasileiro (Foto: Dviulgação)
Semanário alternativo brasileiro, o Pasquim foi editado entre 1969 e 1991, reconhecido pela oposição à ditadura militar. Ziraldo chegou a ser detido depois da publicação do AI-5 (Foto: O Pasquim, Arquivo, Reprodução)
Flicts foi o primeiro livro infantil de Ziraldo, lançado em 1969, e conta a história de um personagem de cor bege que se sente rejeitado por não fazer parte das cores do arco-íria (Foto: Divulgação)
No final da década de 1980, Ziraldo recirou mascotes de times brasileiros a convite do Clube dos 13, organização formada por 13 times de futebol (Foto: Revista Placar, Reprodução)
Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga, Minas Gerais, onde passou a infância. Mais velho de sete irmãos, foi batizado a partir da combinação do nome da mãe, Zizinha, com o do pai, Geraldo (Foto: Fernando Frazão, Agência Brasil)
Ele começou a carreira em 1950 na revista Era Uma Vez. Passou também pela Folha de Minas, A Cigarra, O Cruzeiro e pelo Jornal do Brasil (Foto: Fernando Frazão, Agência Brasil)
Além de desenhista e escritor, Ziraldo era chargista, caricaturista e jornalista (Foto: Fernando Frazão, Agência Brasil)
Outros personagens criados por ele incluem o Bichinho da Maçã, a Menina Nina, e a Professora Maluquinha (Foto: Rovena Rosa, Agência Brasil)
Em 2024, uma exposição de todo o mundo criativo de Ziraldo foi aberta no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro. A exposição é livre e fica aberta até maio (Foto: Mundo Zira, Divulgação)