Vencedor do Oscar na categoria Melhor Animação, em 2016, Divertida Mente agora ganha sequência que deve estrear em junho nos cinemas. Um filme que atrai crianças e adultos desperta também provocações, de maneira bem-humorada, sobre as relações humanas e como lidamos com os sentimentos, como a raiva, tristeza, alegria e o medo. Continue a leitura e conheça cada um dos personagens e seus significados.

Continua depois da publicidade

Descubra qual emoção de Divertida Mente 2 você seria

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Sentimentos da primeira versão de Divertida Mente

Continua depois da publicidade

Alegria

A Alegria é a líder do grupo e é quem controla a sala de comando do cérebro da Riley, que é onde as emoções são ativadas. Ela é a representação do estado de pura felicidade: envolvente, empolgada e alto astral. Além disso, esse é o primeiro sentimento que é ativado quando a Riley nasce e conhece seus pais.

A missão da Alegria é buscar um equilíbrio com as outras emoções para que a jovem seja feliz e aproveite a vida e, por isso, ela precisa ficar atenta o tempo todo com o que acontece para tirar algo de positivo das ações que atravessam os caminhos da Riley.

A personagem é representada por cores vibrantes, como o amarelo, e usa um vestido estampado colorido. A sua pele também é amarela, mas os cabelos e olhos são azuis, enquanto o corpo lembra o formato de uma estrela.

Continua depois da publicidade

Na versão original de Divertida Mente, a personagem é interpretada por Amy Poehler e no brasil, a personagem é dublada por Miá Mello.

Tristeza

De um lado a Alegria e do outro a Tristeza, dois sentimentos necessários nas emoções humanas e que se retroalimentam. Logo depois que Riley conhece a Alegria, ainda na primeira fase da vida, ela sente a Tristeza.

A personagem carrega um ar desanimado, de negativismo e também de angústia. Mas esse combo de sentimentos só se intensificam quando acompanhamos a jornada da Riley mudando de cidade e enfrentando uma solidão ao deixar os amigos de infância para trás.

Continua depois da publicidade

A Tristeza, apesar de toda melancolia na bagagem, se mostra bastante importante para que a garota amadureça e aprenda a lidar com as frustações da vida. E apesar de ser apenas uma ficção, esse sentimento provoca reflexões na vida real, já que o filme retira o ar de vilão da Tristeza e legitima o significado que isso traz para as relações humanas.

Representada pelas cores azuis, a personagem tem uma estatura baixa, o corpo curvado que lembra o formato de uma gota, que pode ser uma referência a uma lágrima, e um ar bastante cabisbaixo.

Na versão original de Divertida Mente, a personagem é interpretada por Phyllis Smith e no Brasil, a personagem é dublada por Katiuscia Canoro.

Continua depois da publicidade

Medo

A terceira emoção que Riley conhece é o Medo. Enquanto a Alegria age, na maior parte do tempo, movida pela empolgação e pelo entusiasmo, o Medo vem para frear ações que podem prejudicar a garota de forma física ou emocional.

É o lado mais prudente e cauteloso ajudando no equilíbrio das escolhas que surgem no caminho. Apesar do sentimento ser evitado, ele também é necessário para um crescimento saudável. O Medo é representado pela cor lilás e tem um corpo magro e alto, que lembra um nervo, e sempre com um olhar de espanto.

Na versão original de Divertida Mente, o personagem é interpretado por Bill Hader e no brasil, o personagem é dublado por Otaviano Costa.

Continua depois da publicidade

Nojinho

A personagem Nojinho é apresentada ainda nas primeiras fases de vida da Riley e está relacionada principalmente ao sentimento de repulsa. A participação de Nojinho vai acontecendo aos poucos, conforme a garota vai experimentando as coisas novas da vida.

Representada pela cor verde, a personagem é baixa, usa um vestido estampado, também na cor verde, e sempre com uma postura elegante e até convencida. O formato do corpo pode lembrar um brócolis, já que Riley sente uma certa repulsa a legumes.

Na versão original de Divertida Mente, a personagem é interpretada por Mindy Kaling e no brasil, a personagem é dublada por Dani Calabresa.

Continua depois da publicidade

Raiva

Ao contrário do Medo, a Raiva é tomada por uma fúria que a qualquer momento parece que vai explodir. Essa é a última emoção que a Riley conhece no primeiro filme e mostra um lado bem mais agressivo da garota.

A Raiva vai ganhando mais espaço conforme ela envelhece, principalmente quando as mudanças do corpo acontecem e causam confusões internas. Em diversas vezes, a Raiva assume a sala de comando e espanta os outros sentimentos.

O personagem é representado por cores quentes, como o vermelho, e quando explode de raiva solta uma chama de fogo pela cabeça. Sua estatura é baixa e usa um roupa social.

Continua depois da publicidade

Na versão original de Divertida Mente, o personagem é interpretado por Lewis Black e no brasil, o personagem é dublado por Leo Jaime.

Novos sentimentos de Divertida Mente 2

Em Divertida Mente 2, que deve estrear em junho de 2024, acompanhamos agora Riley um pouco mais velha e recém-chegada à pré-adolescência. Nesta jornada, a sala de comando é invadida por novas emoções. A Alegria, a Tristeza, a Raiva, o Medo e a Repulsa têm que lidar com a chegada da Ansiedade, Inveja, Tédio e Vergonha.

Continua depois da publicidade

No trailer, divulgado pela Disney, já temos uma prévia de como esses novos sentimentos devem remexer a cabeça da Riley. A Ansiedade, por exemplo, chega cheia de malas e bastante apressada, enquanto a Inveja fica encantada com os cabelos da Nojinho. Já a Vergonha é recebida pela Alegria, mas acaba se escondendo dentro do capuz do casaco e o Tédio parece não se importar nenhum pouco com a situação caótica da sala de comando.

Confira o elenco da versão original de Divertida Mente 2

  • Amy Poehler (Alegria)
  • Phyllis Smith (Tristeza)
  • Lewis Black (Raiva)
  • Tony Hale (Medo)
  • Liza Lapira (Nojo)
  • Maya Hawke (Ansiedade)
  • Ayo Edebiri (Inveja)
  • Adèle Exarchopoulos (Tédio)
  • Paul Walter Hauser (Vergonha)

Confira o elenco de dubladores de Divertida Mente 2

  • Mia Melo (Alegria)
  • Katiuscia Conoro (Tristeza)
  • Leo Jaime (Raiva)
  • Otaviano Costa (Medo)
  • Dani Calabresa (Nojo)
  • Tatá Werneck (Ansiedade)
  • Gaby Milani (Inveja)
  • Eli Ferreira (Tédio)
  • Fernando Mendonça (Vergonha)

Continua depois da publicidade

Leia também

Como está elenco de Stranger Things, quase 10 anos depois da estreia

Todos os vencedores do Oscar de Melhor Animação da história

As maiores polêmicas das cerimônias do Oscar