Estou “lavando minha alma”! E creio que muita gente também, agora que Perséfone (Fabiana Karla), personagem de “Amor à Vida”, dá seu grito de independência e amor próprio, depois de enfrentar dietas loucas para emagrecer e agradar o amado, sem sucesso. Vibrei com a frase dela ao marido Daniel (Rodrigo Andrade): “Eu nunca tive vergonha de mim. Eu me casei com você e você começou a dizer que eu era gorda – e se incomoda com isso. Se é para estar casada, quero alguém que me ame e me ache linda, como eu sou! Chega! Pode ir embora”. É… quantos não abrem mão de si mesmos pra fazer a vontade dos outros? Eu mesma já “caí nesta tentação”: pra ser aceita na adolescência – todos reclamavam do meu peso -, acabei entrando na bulimia, na anorexia e adoecendo. Pensei que perdendo 17 quilos ia ter a tão sonhada “aprovação”. Que nada! Foi quando todos passaram a reclamar que eu estava magra demais. “Chega!”, eu também disse. Se não desse um basta, o que seria de mim hoje? Tomara que muita gente passe a “imitar a arte”, com essa atitude de Perséfone. Porque, como diz a pensadora Ana Jácomo, “a gente precisa se ter, antes de tudo: o beijo precisa começar em nós!”
Continua depois da publicidade
Bons meninos!
Eles “inverteram a ordem” e resolveram criar uma campanha para presentear os “bons velhinhos” neste Natal. Eu falo dos formandos da Univali, que foram até o asilo da Serte, na Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis, e entrevistaram os 56 idosos pra saber que eles queriam ganhar do Papai Noel. Transformaram os pedidos em cartinhas e publicaram no Facebook. Em dois dias estavam todas adotadas! O desafio agora é buscar apoiadores para fazer uma grande festa de entrega dos presentes, no dia 7 de dezembro: pode ser decoração, brindes ou mesmo patrocínio. Alguém se habilita? Informações pelo www.cartasdobem.com.br ou pelo (48) 9977-8468.
Jovem aprendiz
Continua depois da publicidade
Você conhece algum adolescente que queira ingressar no mercado de trabalho? Agora é o Programa Jovem Aprendiz, do Centro de Integração Escola-Empresa (CIEE), que está com inscrições abertas. O projeto oferece a quem esteja cursando ou já conclui o ensino médio a oportunidade de profissionalização, nas empresas. O jovem recebe salário mínimo, carteira assinada, 13º e férias. Informações no www.cieesc.org.br.