Uma viagem é pouco para desbravar Pernambuco. O bom é que sempre se pode ter nesse destino um roteiro de férias – como diz o cantor, ator e músico Antônio Nóbrega, o fato de o nome do Estado não ter letras repetidas por si só já diz tudo sobre sua diversidade.

Continua depois da publicidade

Pernambuco reserva boas opções para os mais variados tipos de viajantes, começando por sua capital, Recife. A temperatura média anual é de aproximadamente 25ºC, mas a brisa é garantida, tanto do mar quanto dos dois rios que lhe rendem a fama de ¿Veneza Brasileira¿.

Leia mais:

Espetáculo da Paixão de Cristo atrai milhares de turistas em Pernambuco

Continua depois da publicidade

Recife e Olinda têm sol, mar e atrações que contam a história do Brasil

Férias de verão: uma sugestão de destino em cada Estado brasileiro

Ao lado, a vizinha Olinda, cheia de ladeiras, igrejas e casario, leva os viajantes a uma legítima viagem no tempo, com uma vista deslumbrante do Alto da Sé. O Estado conta também com o arquipélago de Fernando de Noronha, a pouco mais de uma hora de voo de Recife. Formado por 21 ilhas, em uma área de 26 quilômetros quadrados, é um paraíso ecológico a ser preservado. Já Caruaru, cidade que fica a 134 quilômetros da capital, é famosa por sua sua feira de produtos artesanais, bonecos de barro e vestuário.

Chegando ao litoral, as opções são enormes, e os olhos ficam encantados com tantas belezas naturais – a começar por Porto de Galinhas (foto), 80 quilômetros ao sul da capital, no município de Ipojuca. A praia é uma das mais badaladas de Pernambuco, sem perder a beleza jamais. Vá pelas águas calmas e cristalinas e pela faixa ampla de areia que te levam ao burburinho noturno na charmosa vila.

Vale a pena também conhecer a Praia dos Carneiros, Tamandaré, Calhetas e Cabo de Santo Agostinho.

Perfil: Marcelo Zingalli é empresário em Porto Alegre

Lugares que conhece: Estados Unidos, Canadá, China, Tailândia, Malásia, Cingapura, Índia, Nepal, Catar, África do Sul, Itália, França, Alemanha, Suíça, Espanha, Portugal, Inglaterra, México, Venezuela, Chile, Equador, Colômbia, Aruba, Peru, entre outros

Continua depois da publicidade

Ainda pretende conhecer: Vietnã, Camboja e Austrália

Veja mais relatos:

(Foto: arquivo pessoal / Arquivo Pessoal)

A Ilha de Santo Aleixo, no litoral sul de Pernambuco, é formada por rochas vulcânicas, além de contar com Mata Atlântica e uma orla belíssima, ideal para banho e mergulho. Tem também com uma grande faixa de areia branca e piscinas naturais na maré baixa. É um passeio imperdível.

Guilherme Diehl de Azevedo, Maria Carolina Minor Conci, Norma Fabretti Minor Conci, Abel Conci e Lília Minor Conci, em janeiro de 2011

(Foto: arquivo pessoal / Arquivo Pessoal)

Um lugar imperdível para conhecer na capital pernambucana é a Praça Rio Branco ou Marco Zero, no coração do Recife antigo. O local foi todo revitalizado e está lindo.

Continua depois da publicidade

Amilton e Eloisa Gazzo, de Canoas, em novembro de 2013

(Foto: arquivo pessoal / Arquivo Pessoal)

Localizado em Recife, o Instituto Ricardo Brennand conta com um grande acervo de armas e obras de arte da Idade Média até o século 20. Está entre os melhores museus da América.

Jorge Luiz Wagner, de Ibirubá, em janeiro de 2015

(Foto: arquivo pessoal / Arquivo Pessoal)

A Praia dos Carneiros, localizada em Tamandaré, pouco ao sul de Porto de Galinhas, foi considerada por alguns especialistas em turismo a segunda mais bonita do Brasil. Faz jus à escolha. Com mar cristalino, quentes e tranquilo (uma barreira de recifes diminui o impacto das ondas), é possível entrar vários metros no mar com água abaixo da cintura.

Olga e Edmundo Laranja da Silva, Claudia e Gustavo Hoffmeister Silva, em fevereiro de 2015

Leia mais notícias sobre viagem