Começa neste final de semana mais uma Série A do Campeonato Brasileiro. Desta vez, diferente do ano passado, a elite volta a ter dois times de Santa Catarina. Assim como ocorreu em 2017, Avaí e Chapecoense vão representar o Estado. Se no Catarinense as equipes lutaram pelo título, vencido pelo Leão, a disputa agora é outra: a permanência entre os principais times do Brasil por mais uma temporada. Ambos iniciam a disputa no sábado, às 19h.

Continua depois da publicidade

Os azurras encaram o Atlético-MG, em Belo Horizonte, enquanto o Verdão recebe o Internacional, na Arena Condá. Começar com o pé direito pode garantir ânimo a mais para sonhar com a conquista do objetivo ao longo do ano.

AVAÍ

Em 2018: 3º colocado na Série B – 16 vitórias, 13 empates e 9 derrotas – 50 gols pró e 32 contra.

Avaí chega para a estreia na Série A com o título do Catarinense
Avaí chega para a estreia na Série A com o título do Catarinense (Foto: Diorgenes Pandini, Diário Catarinense)

Treinador

Geninho

Continua depois da publicidade

Aos 70 anos, é o mais experiente entre os técnicos que iniciam a Série A. Subiu o Avaí no ano passado, repetindo o feito de 2014, quando já tinha levado o Leão à elite do futebol brasileiro. Apesar da meta ser não cair, o conhecimento do comandante pode render frutos ainda mais saborosos à torcida azurra.

Reforços para a Série A

Paulinho (lateral-esquerdo) e Luanderson (volante).

Homem-gol

Daniel Amorim, atacante, 29 anos

Assumiu o papel de referência no ataque do Leão e fez bonito nos primeiros meses do ano. Foi o artilheiro do Catarinense 2019, com nove gols, e ainda anotou outros quatro durante a Copa do Brasil, se consolidando como o jogador que mais balançou as redes pelo Leão na temporada, 13 vezes.

Aposta

João Paulo, meia, 28 anos

Eleito o melhor do Catarinense 2019, o jogador está com moral para defender o Leão na elite nacional. João Paulo é ofensivo, tem bom passe e contribui bastante para o rendimento do time. Certamente é o cara para ficar de olho na Série A.

CHAPECOENSE

Em 2018: 14º colocado – 11 vitórias, 11 empates e 16 derrotas – 34 gols pró e 50 contra.

Continua depois da publicidade

Treinador

Ney Franco

Com passagens por São Paulo, onde foi campeão da Sul-Americana 2012, Flamengo, Botafogo e Seleção Brasileira Sub-20, o treinador de 52 anos busca no comando da Chape realizar uma excelente campanha. Há um mês no comando do time, foi vice-campeão do Catarinense 2019. A meta, agora, é conquistar algo maior na Série A.

Reforços para a Série A

Vagner (goleiro), Caíque Sá (zagueiro) e Ernandes (lateral-esquerdo).

Homem-gol

Everaldo, atacante, 27 anos

É o protagonista do ataque da Chape, com seis gols no ano. O atacante retornou ao futebol brasileiro após dois anos atuando pelo Querétaro, do México. E a cada bola na rede prova à diretoria do Verdão que a escolha foi correta. Por meio dele os objetivos podem ser alcançados.

Aposta

Régis Tosatti, meia, 21 anos

Oriundo da base do Verdão do Oeste, o garoto passou a ter chances no elenco profissional a partir da chegada de Ney Franco. Na final do Estadual contra o Avaí, marcou um golaço com o chute de fora da área. É um talento que merece ser observado.

Régis é a principal aposta do Verdão
Régis é a principal aposta do Verdão (Foto: Leo Munhoz, Diário Catarinense)

ADVERSÁRIOS

Subiram da Série B

Continua depois da publicidade

Fortaleza (campeão cearense), CSA (campeão alagoano), Avaí (campeão catarinense) e Goiás (vice-campeão goiano)

Chegam com força

Palmeiras, Corinthians e Cruzeiro são os times que iniciam a Série A como favoritos. As equipes contam com os elencos considerados mais fortes entre os 20 clubes que participam da competição. São os donos dos últimos seis títulos. Junto deles estão Flamengo e Grêmio, que também aparecem na lista dos bem cotados à disputa da taça.

Focados na Libertadores

Athletico-PR, Palmeiras, Cruzeiro, Internacional, Flamengo e Grêmio vão dividir as atenções da Série A com a Libertadores. Os quatro primeiros estão garantidos nas oitavas de final, faltando apenas o Rubro-negro e o Tricolor gaúcho confirmarem a passagem de fase. Ou seja, estarão ainda uma competição que é o sonho de consumo dos brasileiros.

Correndo por fora

São Paulo, Internacional, Santos, Athletico-PR e Atlético-MG são equipes bem montadas e que podem aproveitar brechas importantes na consolidação pelo topo. Os paulistas, por exemplo, tiveram bom rendimento no Estadual, enquanto Colorado e Galo foram vices no Gaúcho e Mineiro, respectivamente, enquanto o Furacão foi campeão no Paraná.

Continua depois da publicidade

Candidatos à queda

Além de Avaí e Chapecoense, outras oito equipes disputam a Série A lutando pela permanência. São elas: Bahia, Fluminense, Fortaleza, Vasco, Botafogo, Ceará, Goiás e CSA. Mas nem por isso à disputa será menos emocionante.