Procurar locais com ar-condicionado, carregar ventiladores portáteis, tomar banho frio e usar roupas folgadas e de cores mais claras são algumas das recomendações da Defesa Civil para enfrentar a onda de calor que persiste em Santa Catarina. As dicas são um tanto óbvias e possivelmente o que todo mundo gostaria de fazer para enfrentar o calor dos últimos dias.

Continua depois da publicidade

Nesta quarta-feira, o órgão divulgou um alerta de calor intenso e emissão extrema de raios ultra-violetas para este final de janeiro e para o começo de fevereiro no Estado. Conforme a Epagri/Ciram, os dias serão de sol entre algumas nuvens, chance de chuva rápida de verão entre a tarde e a noite. Em algumas cidades, temporais também podem ser registrados.

Especialmente nas cidades do Litoral e do Vale do Itajaí, os termômetros vão ultrapassar os 30ºC já nos finais das manhãs, se aproximando dos 40ºC à tarde. A alta emissão de raios ultra-violetas nesses dias significa risco quando ocorre a exposição da pele desprotegida ao sol.

A Defesa Civil orienta ainda que se evite exposição ao sol entre 10h e 16h, reaplicação de protetor solar de duas em duas horas e a utilização de bonés, chapéus e óculos de sol com bloqueador UV.

Continua depois da publicidade

>> Confira as recomendações da Defesa Civil:

Faça

:: Use ar-condicionado ou permaneça em locais com ar-condicionado tais como shoppings e bibliotecas

:: Use ventiladores portáteis para ventilar ambientes, mas para temperaturas mais altas que 35 graus podem não evitar problemas de saúde relacionados ao calor

:: Procure manter os ambientes com temperaturas mais baixas do que 32 graus, especialmente naqueles com idosos ou com condições crônicas de saúde

:: Tome banho frio

:: Minimize exposições diretas ao sol

:: Hidrate, bebendo água regularmente e outros liquidos não alcólicos

:: Coma alimentos leves, frescos e de facil digestão tais como frutas e saladas

:: Vista roupas folgadas e de cores mais claras

:: Tenha cuidados especiais com mais idosos, doentes ou pessoas frageis que podem precisar de ajuda para responder ao calor

Continua depois da publicidade

Não faça

:: Direcionar ventiladores portáteis para si quando as temperaturas no ambiente estiverem mais altas do que 32 graus

:: Deixar crianças e animais sozinhas nos carros durante qualquer período de tempo

:: Beber álcool para se manter refrescado

:: Comer alimentos quentes, pesados ou de difícil digestão

:: Vestir roupas pesadas e escuras

Previsão para os próximos dias

Para esta quarta estão previstas pancadas isolodas de chuva nas cidades do Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Norte. Até as 15h, a temperatura mais alta registrada no Estado havia sido em Tubarão, com 39.8ºC.

Para quinta, sexta e o final de semana, a previsão é de sol entre nuvens e muito calor em todo o Estado. No Vale do Itajaí, Litoral Sul e Litoral Norte, as temperaturas ficam entre 38 e 40°C. Na Grande Florianópolis e Meio Oeste faz 34°C.

Continua depois da publicidade

Conforme o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, a massa de ar seca e quente está parada sobre os Estados do Sul do Brasil porque não há nenhum outro sistema climático que a afaste daqui.

– Um dos diferencias dessa massa é que ela está sendo muito duradoura e mantendo o clima seco e estável.

Além do calor durante o dia, também há o registro de calor durante à noite, com até 27ºC – explica Martins. Segundo o meteorologista, a onde de calor deve durar pelo menos mais sete dias.

Continua depois da publicidade

– Há risco de temporal para todos esses dias, mas é uma chuva localizada. Pode chover em Palhoça, e não em Florianópolis, por exemplo.

:: Clique na imagem e veja temperaturas em tempo real

Veja a previsão completa no clicTempo

Navegue pelas Estações Metereológicas