Após quatro meses paralisados, os médicos peritos do INSS voltarão ao trabalho a partir da próxima segunda-feira, porém, em estado de greve. Segundo o diretor sindical da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP), Luiz Carlos Argolo, todos os médicos retornarão às atividades, porém, o atendimento será exclusivo para as perícias iniciais, necessárias para quem ainda está buscando o benefício.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias de santa.com.br
Quem tem perícia marcada ou precisa marcar perícias para renovar o benefício deve entrar em contato com o INSS pelo telefone 135. O INSS recomenda que os cidadãos que precisarem ir até às agências liguem antes para buscar orientação sobre o atendimento. A estimativa é de que, em todo o país, 2,1 milhão de exames deixaram de ser feitos em quase 140 dias de paralisação.
Até o momento, 30% do efetivo está trabalhando atendendo com prioridade as perícias iniciais. Com a nova fase da mobilização, a expectativa da ANMP é de que o governo volte a negociar com a categoria, que reivindica redução da jornada de trabalho, de 40 horas para 30 horas semanais, sem perda de remuneração, e reposição salarial de 27%, dividida em dois anos.
Curta nossa página no Facebook
Continua depois da publicidade
Em nota publicada no site da ANMP, a associação afirma que “os segurados que já se encontram amparados pelo benefício previdenciário têm seus direitos mantidos e deverão continuar recebendo. Novas paralisações no futuro não estão descartadas”.
Segundo o INSS, o cidadão que marcou sua perícia inicial antes da greve começar e ainda não conseguiu fazer o procedimento, receberá o benefício de forma retroativa desde a data do agendamento. Para os segurados que já recebem o benefício e precisam renovar o exame, o valor continuará ser pago, desde que haja nova perícia marcada pelo 135.
Como ficarão as agências a partir do dia 25
– 100% dos médicos peritos retornam ao trabalho.
– Enquanto estiver mantido o estado de greve, o atendimento será exclusivo para quem está fazendo perícia pela primeira vez. O estado de greve é por prazo indeterminado.
– A orientação do INSS é que quem já tem a perícia marcada deve ligar para 135 antes de ir até a agência.
Continua depois da publicidade