O período de inscrições do Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo termina neste sábado. A iniciativa vai reconhecer boas práticas de mediação de leitura. São os professores os maiores influenciadores do hábito de ler, de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita pelo Instituto Pró-Livro em 2012.
Continua depois da publicidade
Lembrado por 45% das cinco mil pessoas ouvidas no levantamento, o professor substituiu o papel de influenciador que até 2007 era associado às mães. O Prêmio RBS vai reconhecer este importante trabalho feito por docentes de escolas públicas e particulares e por educadores de projetos comunitários.
Quem se inscreve pode ainda fazer um curso online que aborda o tema leitura, o papel do mediador e apresenta estratégias de mediação.
Para contribuir também com o incentivo à leitura, uma outra iniciativa lançada no país foi o projeto Leitura e Companhia, que estimula o hábito de ler em todos os anos da educação básica. Ele foi desenvolvido pela empresa Pearson, referência em educação.
Continua depois da publicidade
O programa busca fazer com que a leitura seja um hábito prazeroso para o estudante, tornando-o um leitor competente. O projeto é voltado às escolas públicas e particulares e já vem sendo usados por alguns municípios brasileiros.
::Prêmio RBS de Educação::
Inscrições: até 27 de julho. O texto relatando o trabalho feito pode ser enviado até 10 de agosto
Categorias: Escola Pública, Escola Particular e Projetos Comunitário
Informações:www.premiorbsdeeducacao.com.br
Para curtir: www.facebook.com/monstrinhosrbs
::Leitura e Companhia::
Estruturado em três módulos: Livro, Jornal e Vestibular
Acesse: www.leituraecompanhia.com.br