Os jacarés voltaram a ser vistos no rio Itacorubi, em Florianópolis, e viraram atração no fim da tarde desta terça-feira (28). A cena perto de um shopping do bairro Santa Mônica chamou atenção de dezenas de moradores da região, que pararam para registrar fotos e vídeos dos jacarés.
Continua depois da publicidade
Não foi possível identificar quantos animais estavam no local nesta terça-feira, mas foi o suficiente para encantar quem passou pelo local. O flagrante ocorre quase dois meses após a morte misteriosa de dois jacarés no mesmo rio. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Em novembro, dois animais apareceram mortos no mesmo local, que fica ao lado de um shopping. Eles estavam sem cabeça e, segundo o Instituto Geral de Perícias (IGP), os répteis foram caçados.
Veja imagens dos jacarés encontrados no local nesta terça-feira (28):
Além disso, os animais também foram flagrados sendo arrastados por outro jacaré em um local visivelmente sujo de óleo. Uma análise, feita a pedido do Hora de Santa Catarina, apontou uma alta carga de material orgânico proveniente de esgosto doméstico e sem a presença de metais pesados, ligados à indústria.
Continua depois da publicidade
Depois que os jacarés foram encontrados mortos, uma empresa foi contratada em caráter emergencial pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para fazer uma limpeza do canal. Nove mil litros de material contaminado e quatro toneladas de resíduos sólidos foram retirados do local, que foi encaminhado para análise.
O IMA, no entanto, ainda não divulgou o resultado das análises, por isso não é possível afirmar se existe alguma relação entre o óleo e os resíduos sólidos recolhidos com a morte dos animais.
A Polícia Civil também abriu um inquérito para investigar o caso, porém ele ainda não foi finalizado.
Leia também:
Jacarés aparecem mortos ao lado de shopping em Florianópolis
Continua depois da publicidade
Vídeo mostra jacaré carregando animais mortos em Florianópolis
Jacarés se “aglomeram” e chamam atenção em Florianópolis; veja vídeo