A partir dessa semana, as perícias médicas da Agência da Previdência Social (APS) de Laguna passam a ser realizadas em Capivari de Baixo. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) diz que a medida foi tomada pelo número insuficiente de servidores em Laguna, pois parte deles está na iminência de se aposentar. O prédio também precisaria de reformas, e como a agência da cidade vizinha é nova e com melhor estrutura, os atendimentos foram transferidos.

Continua depois da publicidade

A unidade de Capivari fica a 25 quilômetros, e foi inaugurada em dezembro de 2016. Na semana passada, lideranças se reuniram na Gerência Executiva do INSS em Criciúma para tentar reverter a situação, mas não houve acerto. O presidente da OAB Laguna Leandro Schiefler Bento estuda entrar com uma ação civil pública para que a unidade de Laguna volta a oferecer o serviço.

Segundo a comunicação Regional Sul do INSS, a progressiva redução do número de Peritos Médicos Federais, principalmente por aposentadorias e exonerações, impossibilita a distribuição destes profissionais nas agências existentes em todo o país. Em nota, foi informado que os processos de remoção de perito são analisados caso a caso, com análise técnica de dados como, por exemplo, a população abrangida e a demanda local.

Continua depois da publicidade