Três meses após o acidente aéreo que vitimou piloto e passageiro em Itapoá, a Polícia Científica de Santa Catarina concluiu a perícia que aponta as causas do acidente. Segundo o órgão, o voo próximo a um bloqueio de nuvens, em uma região montanhosa e a necessidade de arremeter foram fatores que contribuíram para a colisão. As informações foram divulgadas no NSC Notícias desta segunda-feira (30).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
No dia 03 de junho, o avião Beech Aicracft modelo BE-55 decolou às 14h de Governador Valadares, em Minas Gerais, com destino a Florianópolis e previsão de três horas e meia de voo. Às 17h40min, no entanto, o piloto pediu autorização para pousar no Aeroporto de Joinville, mas não conseguiu concluir o procedimento.
Veja fotos do acidente
O avião colidiu contra uma região montanhosa em Itapoá. Duas pessoas morreram no local, o piloto Geraldo Cláudio de Assis Lima, 66, e o empresário Antônio Augusto Castro, 52. Segundo a Polícia Científica, a mudança no percurso teve relação com as condições climáticas.
Continua depois da publicidade
— O piloto não visualiza a pista e aí ele decide arremeter a aproximadamente 3 minutos da cabeceira 15 de Joinville. Uma vez dessa tentativa de arremetida, nós temos dados que nos indicam que na sequência houve o impacto contra uma montanha na região de São Francisco do Sul — explica Dionatan Machado, perito criminal.
Como este modelo de avião não possui caixa preta, o laudo final foi realizado com base nos destroços, além de registros de condições climáticas e de características de voo. O avião pertencia a uma empresa de Belo Horizonte, estava em condição de voo e o piloto com documentos em dia.
Com a finalização do laudo, a documentação foi encaminhada à Delegacia de Itapoá, onde as investigações continuam.
Investigação do Cenipa
Outro órgão que também realiza a investigação das causas do acidente é o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Os trabalhos do órgão, que tem por objetivo a prevenção de acidentes, seguem em andamento para essa ocorrência.
Continua depois da publicidade
* Com informações do repórter Gabriel Guimarães, NSC TV
Leia mais
Avião de MG cai em SC e deixa duas pessoas mortas
Fotos e infográfico mostram local da queda de avião em SC
Identificadas as duas vítimas da queda de avião mineiro em SC