Uma publicação tomou a internet nesta quinta-feira (1º). No dia em que comemora 99 anos, o Avaí iria anunciar Alexandre Pato. Uma olhada rápida pela foto do atacante com a camisa do time de Florianópolis até enganava, mas quem perdesse alguns segundos analisando perceberia que se tratava de uma brincadeira. Tudo obra do perfil Floripa Mil Grau, que pegou muita gente simulando a chegada do jogador do Orlando City a Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Depois da foto, veio um vídeo. Pato aparece chegando na Ressacada, vestindo a camisa, falando como jogador do Avaí, numa simulação fiel do que poderia ser a apresentação do jogador. “Pato e Guerreiro no ataque, o que acham?”, questionava a postagem.

Mas era brincadeira. Pato tem contrato com o clube dos Estados Unidos e a janela de transferências do futebol brasileiro está fechada.

De qualquer forma, o “anúncio” viralizou. O autor da obra conversou com a reportagem e explicou que foi uma forma de comemorar o aniversário do clube. Cartola, como é conhecido, de 24 anos, é um dos 12 responsáveis pelo perfil que tem mais de 1 milhão de seguidores no Facebook, aproximadamente 540 mil no Instagram, 100 mil no Twitter e 30 mil no TikTok.

Continua depois da publicidade

— Estamos com muitos projetos de vídeos com sósias. Fizemos do Thomas Shelby [personagem da série Peaky Blinders], do Thor [personagem do Universo Marvel], do Alok [DJ], do Galvão Bueno [narrador esportivo]… Me liguei que era aniversário do Avaí e pensei em fazer isso. Tínhamos o contato do sósia do Pato, fomos na Ressacada, gravamos no estúdio, em poucas horas o trabalho estava pronto — contou.

Muita gente caiu. Em contato com a reportagem, a assessoria de imprensa do Avaí contou que vários veículos de imprensa procuraram o clube para apurar a “informação”. Até o próprio Pato comentou a publicação. “É tão parecido que até eu confundi”, postou o jogador.

Álbum da Copa do Mundo pode custar até R$ 3,8 mil para ser finalizado; entenda

— Foi zoeira. A gente tinha expectativa que iria bombar. No primeiro de abril fizemos uma postagem dizendo que Avaí e Figueirense iriam se juntar para formar o Floripa City e tinha sido assim. Muita gente acreditou, muita gente veio no meu perfil, no whats… Eu só confirmava (risos) — contou Cartola.

O Floripa Mil Grau é um perfil de humor e informações. Além de memes da capital de Santa Catarina, traz notícias referentes ao local de uma forma sempre bem-humorada.

Continua depois da publicidade

Alguns membros do grupo, inclusive, participam de um programa na Rádio Atlântida SC chamado Atlântida Mil Grau. “O pessoal entende que é zoeira, não ficam bravos de fake news e tal. Quando percebem que caíram, dão risada”, contou.

Avaí precisa da ajuda de todos os santos

Sósia de olho em voos maiores

Faz menos de uma semana que Deomedes Svetech Maia, de 31 anos, é sósia de Alexandre Pato. Mesmo que desde os tempos de Milan, da Itália, o considerem parecido com o atacante, ele nunca deu muita bola ou foi atrás de publicidade.

Mas resolveu, conversando com uma amiga que é fotógrafa, tirar umas fotos e fazer umas postagens no Instagram. Logo muita gente comentou da semelhança e o posto de ‘sósia’ foi conquistado.

— Hoje muita gente me conhece mesmo como Pato — disse à reportagem. — Sempre disseram que eu era parecido com ele. Acompanho há um tempo o que ele faz, as postagens, fiquei surpreso com a divulgação que teve essa publicação — contou.

Continua depois da publicidade

O plano é aproveitar a onda de sósias espalhados pelo Brasil. Jogadores com Gabigol, David Luiz, Arrascaeta, Neymar, Piqué, Ronaldinho Gaúcho, entre muitos outros possuem sósias que aparecem em eventos diversos. “Eu pesquisei, e acho que não tem nenhum do Alexandre Pato”, comentou.

Além da semelhança física, ele e Alexandre Pato possuem outros pontos de proximidade. Deomedes é natural de Cascavel, próximo a Pato Branco, cidade natal do jogador. O sósia faz aniversário em 13 de setembro, Alexandre 11 dias antes. Um nasceu em 1990 e o outro em 1989.

Apesar de tudo isso, para separar o atacante com passagens por Inter, São Paulo e Corinthians do gerente de restaurante na Praia Comprida, em São José (SC), basta fazer uma coisa: rolar a bola para ambos. “Daí descobre rapidinho quem é quem”, sorriu o sósia.

Veja a publicação 

*Por Marinho Saldanha

Leia mais

SC ultrapassa 100 casos confirmados de varíola dos macacos

Youtuber assassinada em SC tinha medo do marido, revelam amigas

Hang está entre os 10 mais ricos do Brasil, diz Forbes; confira ranking