Uma veterinária que virou diretora de uma indústria de sucesso. Resumidamente, este é o currículo de Luane Lohn, 30 anos, que hoje comanda a Ciclo Cosméticos, em Palhoça, na Grande Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Essa história aparentemente estranha começou em 2007 quando ela, que tem MBA em Gestão Empresarial, foi escolhida pela família, que era sócia-investidora, para se inteirar da situação da empresa que, a princípio, deveria ser liquidada. Avaliando o negócio, achou que valeria a pena investir em uma reformulação e seguir adiante. Sendo a pessoa com maior conhecimento sobre a realidade da empresa e as possibilidades de virada, assumir a diretoria foi uma questão natural.

Em meio a uma rotina intensa, Luane se casou há dois anos e encontrou no marido um ponto de apoio e equilíbrio:

– Temos ritmos de vida diferentes. Mesmo assim, ele é supercompreensivo, paciente e, o principal, não compete com o meu trabalho. Ele entende que esse é o meu ritmo, que trabalhar me faz feliz.

Continua depois da publicidade

Muito ainda para conquistar

Para dar conta de tudo, seu dia começa por volta das 6h30min. Este ano, explica, se propôs a equilibrar melhor vida pessoal e profissional, reservando tempo para exercícios físicos e aulas de inglês, além de preservar os dias de descanso.

– Nem sempre foi assim. Perdi a conta dos finais de semana que passei trabalhando. Por isso, hoje procuro tratar essas atividades extras com muita disciplina.

Vinda de uma família grande, ter filhos está nos seus planos, mas sem uma data determinada. Quando acontecer, conta ela, tem certeza de que encontrará a fórmula para conciliar a maternidade com o lado profissional.

Continua depois da publicidade

Realizada com a Ciclo, Luane diz sentir-se uma vencedora. Porém, frisa ela, ainda há muito a ser conquistado:

– O trabalho está só começando. Pretendo me tornar uma profissional cada vez mais capaz, com mais conhecimento técnico, visão de mercado e inteligência emocional para enfrentar os problemas que virão na longa vida que almejo à empresa.

Para isso, continuará fazendo uso de uma das grandes virtudes da gestão feminina que, segundo a empresária, é a forma mais sensível e humana de conduzir os negócios.

Continua depois da publicidade

– Em uma era na qual as relações pessoais estão sendo tão valorizadas e há uma escassez de mão de obra, gestores que se preocuparem com o bem-estar no ambiente de trabalho têm mais chances de manter boas equipes.