Às 4h da próxima sexta-feira, seja qual for a temperatura, cerca de 1,2 mil pessoas devem se reunir no Marco Zero de Itajaí, em frente ao Píer Turístico da cidade. Com o propósito de mostrar a fé e devoção, o grupo percorrerá à pé estradas, ruas e rodovias até chegar ao Santuário Santa Paulina, em Nova Trento.
Continua depois da publicidade
As inscrições já estão encerradas e a organização preparou três encontros para o condicionamento físico dos participantes. Na última semana, terminou também o prazo para a entrega dos atestados médicos, indispensáveis para a liberação dos inscritos.
O credenciamento (com inscrições já feitas) ocorre nesta quinta-feira, 3, no Centro de Eventos da Marejada, em Itajaí, para peregrinos às 19h e para voluntários às 20h.
Na sexta, uma celebração está sendo organizada para antes da saída, marcada para 5h. Os participantes terão 15 pontos de parada ao longo do percurso nos dois dias.
Continua depois da publicidade
A rota Itajaí-Nova Trento terá seis pontos de parada e, em Brusque, contará com uma estrutura oferecendo banheiros, refeição e pousada no pavilhão da Fenarreco, onde ocorrerá o pernoite.
A caminhada será retomada no sábado, novamente às 5h e a chegada no Santuário Santa Paulina deve ocorrer por volta de 17h30min. Logo após, uma celebração será realizada para os peregrinos. Na volta, ônibus farão o deslocamento dos participantes de volta a Itajaí.
Mais de 200 pessoas estão envolvidas com a organização do evento. Durante o trajeto, de Itajaí a Nova Trento, os peregrinos contarão com três carros de som, três ambulâncias, um ônibus e alguns carros de apoio.
Continua depois da publicidade
Esta é a 10ª vez que a peregrinação é realizada, sempre sob a coordenação da congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.
Dicas para o peregrino
– Identifique sua bagagem
– Caminhões farão o transporte das bagagens até Brusque e o retorno para Itajaí
– Haverão 15 paradas, onde serão servidas água, frutas e bolachas
Alimentação antes da peregrinação
– Comer frutas 3 a 4 vezes ao dia
– Comer várias verduras cruas diariamente
– Ingerir líquidos (água, sucos naturais e água de coco)
– Não exagerar açúcar ou no sal
– Evitar ingestão de gordura, álcool e cigarro