Os candidatos ao governo de Santa Catarina nas Eleições 2022 participaram nesta terça-feira (16) do debate da CBN Floripa. Por pouco mais de duas horas, os concorrentes ao cargo discutiram propostas e prioridades para o desenvolvimento do Estado nos próximos anos.
Continua depois da publicidade
Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Perdeu o debate? Veja abaixo o vídeo na íntegra
O debate marcou também a largada da campanha eleitoral, já que o período para pedir votos e divulgar as candidaturas começou oficialmente nesta terça. Sob mediação do jornalista e apresentador Raphael Faraco, o debate abordou temas como infraestrutura, educação e saúde.
Os três blocos foram dedicados a perguntas de candidatos para os candidatos. Os temas do primeiro bloco foram sorteados e faziam parte dos cinco eixos do programa SC Ainda Melhor. Nos outros dois blocos, os questionamentos foram de tema livre.
Continua depois da publicidade
Debate tem oito candidatos convidados
O convite para o debate foi feito aos candidatos de partidos, federações ou coligações com no mínimo cinco parlamentares no Congresso Nacional, conforme determina a legislação eleitoral. São eles: Carlos Moisés (Republicanos), Décio Lima (PT), Esperidião Amin (PP), Gean Loureiro (União Brasil), Jorge Boeira (PDT), Jorginho Mello (PL), Odair Tramontin (Novo) e Ralf Zimmer (Pros).
A confirmação da candidatura de Zimmer ainda depende da resolução de um impasse jurídico. Isso porque o comando do Pros no Estado é alvo de disputa de dois grupos políticos no partido. A decisão sobre o registro da candidatura caberá ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC).
Leia também
Por que as eleições de 2022 se tornaram tão importantes para a democracia brasileira
Milionários, candidatos ao governo de SC estão “mais pobres” desde as últimas eleições
Debate, reuniões e gravações: como será a 1ª semana da campanha eleitoral em SC