Do esvaziamento incompleto da bexiga até a necessidade de urinar várias vezes à noite, a idade pode trazer alguns problemas do trato urinário. Segundo uma estudo do Hospital Saint-Louis, na França, a síndrome metabólica está associada ao aumento da frequência e da gravidade de doenças na bexiga. Mas a pesquisa aponta também que dieta e exercícios físicos regulares que levam à perda de peso podem minimizar ou até curar os problemas do trato urinário.

Continua depois da publicidade

Foram entrevistados 4.666 homens de 55 a 100 anos que consultaram os clínicos gerais reclamando de problemas urinários. A síndrome metabólica – um conjunto de doenças que, juntas, aumentam consideravelmente o risco de problemas cardiovasculares – foi relatada por 51,5% dos pacientes. O estudo mostrou que quem estava nesse grupo de risco também tinha problemas mais graves na bexiga.

– A prevenção pela promoção de mudanças na dieta e prática de exercícios regulares se mostrou bastante eficiente nesses pacientes – informou o médico François Desgrandchamps, um dos autores da pesquisa.

Na Nova Zelândia, médicos do Wakefield Hospital também analisaram a relação entre problemas no trato urinário e aumento de peso. Lá, foram observados durante um ano 72 pacientes que se submeteram a tratamentos para redução de peso, e a diminuição dos sintomas dos problemas urinários aconteceram assim que o tratamento começou. Richard Stubbs, co-autor do estudo, disse que além desse ponto, a redução do peso também teve resultados significativos sobre problemas como a diabetes tipo 2, hipertensão e apneia do sono.

– O resultado sobre os problemas associados à obesidade não foi uma surpresa. O que surpreendeu é que os resultados positivos são potencialmente tão importantes para outros problemas, como do trato urinário. Esses problemas nem sempre são relacionados ao aumento de peso, mas melhoram imediatamente após o início de um tratamento – concluiu.

Continua depois da publicidade