As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina, principalmente Oeste e Meio Oeste, no final de junho, deixaram um prejuízo de R$ 30 milhões somente no campo. O valor faz parte de um cálculo preliminar realizado pela Secretaria de Agricultura do Estado, com base em informações repassadas pelas Secretarias de Desenvolvimento Regional.

Continua depois da publicidade

De acordo com o secretário de Agricultura do Estado, Airton Spies, o prejuízo maior foi na produção leiteira. -Houve perdas na produção, pela falta de transporte e nas pastagens- explicou Spies.

Também foram computadas perdas na produção de aves e suínos, safrinha de milho,colheita de feijão, erosão nas lavouras de trigo, perdas nas lavouras de cebola, alho e hortifrutigranjeiros em geral. -Esses valores não foram especificados pois ainda é um levantamento preliminar- informou Spies.

Não estão computadas perdas de indústrias, como a paralisação da unidade de abate de frangos da JBS em Itapiranga, que ficou dois dias sem produção.

Continua depois da publicidade

As perdas computadas até agora atingem 18 municípios. Os mais atingidos estão situados na bacia do Rio Uruguai, que subiu quase 15 metros e alagou grandes áreas de São Carlos, Águas de Chapecó, Palmitos e Mondaí. Também compõe a lista Itapiranga, Caibi, Cunha Porã, Cunhataí, Riqueza, Itá, Seara e Xavantina. Do Vale do Rio do Peixe os municípios da lista preliminar são Joaçaba, Herval do Oeste, Tangará, Videira, Ibicaré e Luzerna.

Destas cidades 800 propriedades rurais foram tiveram inundações. Contando a área urbana foram 42 municípios afetados e 420 mil pessoas. Nesta quarta-feira o governador Raimundo Colombo esteve em Brasília, com a Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e com o Ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira. O Governo Federal deve liberar R$ 40 milhões para recuperação de pontes e rodovias nos municípios atingidos.

A Secretaria da Agricultura também deve lançar ações de apoio aos agricultores, como kits com semente e fertilizante para plantio de pastagens.

Continua depois da publicidade