Enfrentar o diagnóstico de câncer não é tarefa fácil. No caso das mulheres, encarar a quimioterapia sem associar à queda de cabelo é ainda mais complicado. A psicóloga Christine Moeller explica que para o público feminino as madeixas significam muito, pois estão relacionadas aos aspectos estéticos e de sensualidade, ligados diretamente à autoimagem.
Continua depois da publicidade
– Muitas vezes, ir ao cabeleireiro somente para aparar as pontas dos cabelos pode gerar apreensão. Quando a mulher é portadora de alguma doença e há a necessidade de algum corte radical, a autoestima pode ficar comprometida. Porém, o que se observa nos últimos tempos é que várias mulheres acometidas pelo câncer vêm assumindo publicamente a calvície, o que encoraja as demais a mostrar publicamente o novo visual.
Entenda o caso
>>> Iniciativa confecciona perucas para mulheres portadoras de câncer em Blumenau
Segundo Christine, para outras mulheres receber uma peruca alivia o trauma do corte e incentiva a recuperação da autoestima de quem estava se sentindo desanimada ou com falta de energia:
Continua depois da publicidade
– É uma atitude nobre e que reflete um alto grau de solidariedade. Demonstra que quem doa está intimamente relacionado com a questão, colocando-se no lugar de quem recebe a peruca. É um gesto de grande empatia, uma das honrosas características do ser humano.