O ruído pode gerar diversas alterações auditivas, dentre elas o trauma acústico com perda súbita da audição, perda auditiva temporária, ou desvio permanente dos limiares auditivos, caracterizando a perda auditiva induzida por ruído (Pair).

Continua depois da publicidade

A Pair é constatada quando uma pessoa desenvolve uma perda auditiva pelos ruídos de alta intensidade, comumente associada ao ambiente de trabalho. Além de ser causada pelo ruído, ela pode ser agravada pelos produtos químicos comuns nas indústrias.

Esta perda não tem cura, mas pode ser monitorada para que não haja evolução. Caso não ocorra interrupção da exposição ao ruído, a audição fica cada vez mais prejudicada, principalmente nas faixas de frequências agudas. Deste modo, estabiliza quando pára a exposição.

Há alguns fatores que podem aumentar o risco de Pair, como intensidade do ruído, duração da exposição, influência dos ritmos do ruído, influência das condições de trabalho e a própria suscetibilidade individual. As alterações costumam aparecer quando há exposição de pelo menos 80 decibéis por oito horas diárias, estimada de seis a dez anos de exposição.

Alguns dos sinais e sintomas apresentados são perdas auditivas, zumbido, dificuldade de discriminação do som, problemas cardiovasculares e de comunicação. Sendo assim, torna-se importante prevenir a Pair, o que pode ocorrer através da participação dos Programas de Conservação Auditiva (PCA), ressaltando a importância do uso do equipamento de proteção individual, esclarecendo sobre a audição do trabalhador, potenciais de danos, direitos e deveres dos trabalhadores que atuam nessas condições e possíveis encaminhamentos.

Continua depois da publicidade

A Pair algumas vezes pode passar despercebida. Por isso é importante que se faça exame de audiometria, que é um teste subjetivo onde se constatarão os limiares auditivos do indivíduo. Em ambiente ocupacional com áreas de risco, esse exame deve ser feito com os trabalhadores pelo menos uma vez ao ano, para que se possa ter um monitoramento da audição, prevenindo instalação ou agravamento de perdas auditivas.