O Comitê Organizador de Pequim 2008 colocou à disposição da população um telefone gratuito para que os cidadãos forneçam informações se encontrarem marketing olímpico falsificado e pediu que só comprem produtos originais.

Continua depois da publicidade

Segundo o comitê, graças a denúncias dos consumidores, os departamentos de administração comercial e industrial descobriram que os piratas não só falsificaram os produtos olímpicos como também os rótulos que até agora serviam para distinguir os produtos originais de suas réplicas.

O sucesso do método de denúncia estimulou tanto a organização que o comitê colocou em seu site o número do telefone destinado a receber informações sobre irregularidades.

O comitê administra cerca de 2.000 artigos de venda relacionados com os Jogos Olímpicos, como camisetas, chaveiros ou canetas, e cada um deles possui um rótulo com um número de série que o distingue dos demais.

Em princípio, estes produtos só podem ser encontrados em 136 pontos de venda autorizados em todo o país, 46 deles em Pequim.

Continua depois da publicidade

No entanto, basta dar um passeio pela capital chinesa para ver que os vendedores ambulantes, com prática em escapar da Polícia, oferecem aos pedestres um variado mostruário de mascotes olímpicos.

O Governo local aumentou o número de patrulhas e controles nos mercados onde são vendidos produtos com motivos olímpicos e o comitê mostrou estar disposto a trabalhar com as autoridades competentes para lutar contra as violações da propriedade intelectual.

Pequim espera arrecadar US$ 300 milhões com a venda de produtos impressos com os animais de estimação, número nunca antes alcançado, mas seu maior empecilho está em casa, pois é rara a falsificação que não possa ser encontrada na China.

As primeiras falsificações dos mascotes olímpicos entraram no mercado uma semana após terem sido lançados, e desde então o comitê começou a fazer advertências.

Continua depois da publicidade

O nível de sofisticação dos falsificadores chineses é notável e os preços dos produtos que oferecem são substancialmente inferiores aos dos originais.