O comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, iniciará em agosto um recrutamento em massa de voluntários para ajudar no evento, informou hoje o jornal Shangai Daily. Segundo a publicação, um estudo aponta que mais de 1 milhão de pessoas se apresentarão para ocupar alguma dessas vagas – que pelo menos dobrarão as 45 mil dos Jogos de Atenas.
Continua depois da publicidade
Todos os candidatos terão a oportunidade de receber formação básica, enquanto outros 100 mil assistirão a sessões de conhecimentos mais específicos e 5 mil deles, que ocuparão postos-chave entre os voluntários, passarão por cursos intensivos. Para realizar estes cursos de formação, o comitê organizador já determinou os livros de texto a serem utilizados, além do programa de trabalho.
Além disso, o comitê organizador recebeu o apoio de algumas universidades de Pequim, que ofereceram material e espaço para as sessões de formação. Outros 374 voluntários serão selecionados e formados para trabalharem no Mundial de softbol, a ser realizado entre 27 de agosto e 5 de setembro e que será o primeiro teste pré-olímpico para a capital chinesa antes dos Jogos Olímpicos.
Por outro lado, a chegada cada vez mais próxima dos Jogos Olímpicos levou a China a pedir a seus cidadãos que se envolvam mais nos programas de voluntariado de suas comunidades, para ajudar pessoas pobres, idosas e incapacitadas, ou para realizar atividades ligadas à melhora do meio ambiente. Segundo o jornal “China Daily”, a China espera que 8% da população tenha se envolvido neste tipo de voluntariado até 2008, bem acima dos 3% atuais.
O serviço de voluntariado nas comunidades começou na China em 1989. Atualmente existem no país 75 mil organizações de serviços comunitários, com 16 milhões de membros.
Continua depois da publicidade