O governo de Pequim investiu cerca de US$ 526 milhões para remodelar duas de suas principais linhas de metrô para os Jogos Olímpicos de 2008, informou nesta segunda o jornal estatal Diário do Povo. Espera-se que a remodelação das duas linhas de metrô, que foram construídas na década de 1960, seja concluída em abril do próximo ano.

Continua depois da publicidade

A renovação inclui a substituição dos trens atuais por 180 novos e a incorporação de outras 84 máquinas, que aumentarão a capacidade do metrô em 400 passageiros e facilitarão o acesso para deficientes físicos.

Graças a estas mudanças, o tempo de espera nas estações cairá dos mais de três minutos atuais para dois minutos e meio, e reduzirá o impacto causado pelo aumento de passageiros durante os Jogos Olímpicos, em agosto.

Atualmente, o metrô de Pequim tem quatro linhas, com um total de 114 quilômetros e mais de 2 milhões de viajantes ao dia. Em 2020 contará com um total de 561 quilômetros de linhas, o que transformará sua rede subterrânea na mais longa do mundo.

Em 28 de março deste ano, aconteceu o acidente mais grave relacionado com as obras na cidade para os Jogos, quando o desmoronamento de um túnel em construção no metrô causou a morte de seis operários. Na ocasião, 10 responsáveis pelas obras foram detidos por negligência e por ocultar o acidente nas primeiras horas, causando atraso nas operações de resgate.

Continua depois da publicidade