A polícia de Pequim apresentou nesta quinta o programa de segurança para os Jogos Olímpicos de 2008.
Continua depois da publicidade
– Vamos aprender com as experiências de sucesso e a prática usual de Olimpíadas anteriores – disse o diretor de segurança Qiang Wei, cujo nome pode ser traduzido como defesa forte, em um centro de treinamento ao norte de Pequim.
Todos os 40 mil policiais da capital chinesa vão participar dos treinamentos. A maioria também terá treinamento em línguas para ajudá-los a lidar com os mais de dois milhões de visitantes esperados na cidade antes e durante os Jogos.
Uma maquete em tamanho real de um quarteirão da cidade, com banco, hotel, estação de metrô e um restaurante do McDonalds, foi o cenário de um exercício em que dois terroristas em motos pegam um vendedor de frutas como refém. Homens de máscaras escalaram prédios e tomaram posição em becos, até que a situação foi resolvida.
– Tivemos bastante cooperação de França, Alemanha e Grã-Bretanha em contra-terrorismo. Devido à situação internacional, temos que estar preparados para tudo – disse Zhao Yuan, diretor de treinamento e de pessoal da polícia de Pequim.
Continua depois da publicidade
Houve ainda um programa em que seis equipes de policiais competiram para mostrar seus conhecimentos dos procedimentos, uma tentativa de ilustrar a recepção que os visitantes vão receber.