Até o fim de 2014, os pequenos e médios provedores de internet devem apresentar um crescimento de até 20% em relação ao ano anterior. Em 2013, esse segmento apresentou avanço de 18%.

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Segundo o presidente da InternetSul (Associação dos Provedores de Serviços e Informações da Internet), que representa os pequenos e médios provedores de internet no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em 2015 o segmento deve ter crescimento ainda maior.

– Há uma revolução silenciosa liderada pelos pequenos e médios provedores de internet, sobretudo no interior do Brasil – declara Alfredo José Heinz.

Provedores com até 50 mil assinantes, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), são classificados como de pequeno porte. Já aqueles com mais de 50 mil assinantes são enquadrados como provedores de médio porte.

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– Os pequenos e médios provedores chegam onde as grandes “teles” não chegam ou não querem chegar. Estamos fornecendo uma internet e ótima qualidade e com preços competitivos – destaca Heinz.

No interior, em cidades de menos de 50 mil habitantes (a grande maioria dos municípios), os provedores locais tem hoje entre 30% e 50% do mercado. Em cidades maiores essa proporção é menor conforme a oferta e quantidade de operadoras.

Outro fator que tem impulsionado o setor é o aumento do poder de compra das classes C, D e E. Um dado que demonstra o crescimento do setor é a compra de fibra ótica. Os pequenos e médios provedores de internet já são os maiores compradores de fibra ótica no Brasil. No País, existem cerca de quatro mil provedores de internet. No RS são 265 e em SC, 280.

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Nesta sexta-feira, cerca de 230 empresários de pequenos e médios provedores de internet do sul do Brasil participarão da Expedição InternetSul, em Florianópolis, que discutirá as novas tecnologias de acesso a internet, formas de roteamento e de acesso mais barato.